Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
ENERGISA CORONA

EconomiaSebrae apoia pequenos negócios no retorno às atividades

Postado 2 meses atrás Fonte: Rita Comini

A partir desta terça-feira, 9, restaurantes, bares e lanchonetes de Cuiabá retomam as operações presenciais, seguindo todas as exigências do decreto municipal 7.927/20 e respeitando as regras de biossegurança para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Assim como o setor de alimentação fora do lar, vários outros segmentos estão voltando a funcionar de forma lenta e gradual. Para contribuir com os empresários e empreendedores nesse cenário tão difícil e complexo, o Sebrae, com a ajuda de parceiros, elaborou protocolos de retomada segura para os pequenos negócios.

O objetivo do Sebrae não é, de forma alguma, impor quando cada segmento será aberto pelos municípios, mas sim ajudar os empresários dos setores mais vulneráveis a se prepararem adequadamente para enfrentar seus principais desafios neste momento e se adaptar às novas exigências de biossegurança.

Foram elaborados 35 documentos com orientações para apoiar a recondução das empresas ao mercado, com informações práticas e relevantes, alinhadas aos dispositivos oficiais de enfrentamento da pandemia da covid-19. Tudo visando uma retomada segura e sustentável dos pequenos negócios brasileiros em uma reabertura gradual, planejada e preocupada com a segurança e a saúde pública de trabalhadores, empresários e clientes.

Serão contemplados 14 setores e 47 segmentos nas áreas de alimentação, moda, beleza, turismo, economia criativa, saúde, construção civil, logística e transporte, varejo tradicional, artesanato, pet shops, indústria de base tecnológica, reparação veicular e serviços educacionais. Juntos representam 75% do total de empresas no país e 46% do total de empregos.

O Sebrae MT já iniciou a divulgação dos conteúdos no seu portal na internet: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/protocolosderetomada#ebook

Lá podem ser acessados materiais que vão desde orientações gerais até os setores de bares e restaurantes, negócios de moda, lojas de rua e shoppings, clínicas de saúde, negócios de beleza, academias de ginástica, e meios de hospedagem.

No próximo dia 10, outros materiais serão disponibilizados e a expectativa é de que até o dia 15 deste mês todo o pacote esteja disponível.

 

Comentários

Os comentários não representam a opnião do jornal; a responsabilidade é do autor da menasgem.