NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Mato Grosso

25/10/2011 - 08h23
Imprimir

Resgate social de trabalhadores é referência nacional

Fonte: Rodrigo Amorim
A+ A-
Foto: Copa 2014

A experiência desenvolvida na Arena Pantanal para inclusão social de trabalhadores em situação vulnerável será apresentada nesta terça-feira (25.10), em Cuiabá, no I Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Erradicação do Trabalho Escravo. O evento começa às 14h30, no plenarinho da Fiemt, e contará com a participação da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.


Desde maio deste ano, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), o Consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior e o Ministério do Trabalho e Emprego desenvolvem o projeto Ação Integrada pela Qualificação e Inserção Social dos Egressos de Trabalho Escravo, que proporciona a inclusão social de pessoas que eram submetidas a condições análogas à escravidão. Atualmente, o projeto atende 25 trabalhadores, que, além do emprego com carteira assinada, recebem alimentação, alojamento, curso de alfabetização e qualificação profissional.


"Agora estamos em uma situação digna, com boa comida e condições de trabalho adequadas", explicou José Divino Pereira, de 57 anos, que trabalha como zelador no canteiro de obras do novo Verdão. Antes de atuar na principal obra da Copa do Mundo ele enfrentava jornadas exaustivas e alojamento insalubre em uma fazenda no interior de Mato Grosso.


De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT), a inclusão dessas pessoas é fundamental para que elas tenham uma vida mais digna, pois muitas são analfabetas e talvez não teriam condições de ingressar no mercado de trabalho formal.


“O projeto já é referência nacional e outras superintendências estão buscando informações para desenvolvê-lo em seus respectivos estados”, disse o superintendente da SRTE/MT, Valdiney Arruda. Ele revelou ainda que outras empresas de Mato Grosso também estão interessadas e devem oferecer dezenas de vagas para trabalhadores em situação vulnerável.


“A ideia é criar um ‘cláusula social’ para que as empresas tenham um percentual mínimo de vagas para empregar e desenvolver a inclusão social dessas pessoas”, explicou Arruda. Entre os fatores positivos constatados ao longo da execução do projeto, ele citou a ação integrada entre instituições públicas, questões educacionais e a adesão das empresas.

 
Alfabetização

 
As atividades desenvolvidas no curso de alfabetização da Arena Pantanal propiciaram que alguns trabalhadores tivessem a experiência de ir ao cinema pela primeira vez. Um grupo de 19 pessoas assistiu ao filme Planeta dos Macacos – A Origem, em shopping de Cuiabá. Telma Ribeiro, professora do curso, acompanhou os alunos ao cinema e explicou de que maneira o trabalho está sendo desenvolvido. “Durante uma semana trabalhamos com a ideologia do filme, que mostra a evolução da espécie humana. Nesse processo de aprendizagem estamos introduzindo a chamada Sétima Arte e a cultura em geral no cotidiano desses alunos”.


Para José Carlos da Silva, a experiência de ir ao cinema pela primeira vez significou uma vitória em sua vida, pois em quatro meses ele foi retirado do trabalho degradante e passou a ser respeitado por todos. “Hoje posso contar à minha família que sei ler e escrever. Realizei meu sonho, li uma história para o meu filho dormir”, disse orgulhoso.


Após o filme, o medo e a ansiedade foram substituídos pelo charme da imagem em movimento, das cores, da vibração. Com mais uma história para contar, os alunos saíram do cinema satisfeitos por atingirem mais uma etapa no crescimento pessoal e profissional. “No cinema aprendi outras palavras e também sobre a cultura de pessoas de outro país, porque foram as coisas que apareceram no filme. Mas emocionante mesmo foi entrar em um shopping e andar na escada rolante pela primeira vez”, comentou Durval Fernandes da Silva.

  Últimas

25/10/2011 - 08h23
Agentes penitenciários apreendem celulares e carregadores na PCE
25/10/2011 - 08h23
Projeto completa um ano levando popularização da ciência e tecnologia em Mato Grosso
25/10/2011 - 08h23
Motorista de Uber consegue fugir de bandidos
25/10/2011 - 08h23
Polícia deflagra, com força-tarefa, operação contra explosões em agências bancárias
25/10/2011 - 08h23
Polícia prende 4 envolvimentos em incêndio da Prefeitura do interior
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital