NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Mato Grosso

09/02/2018 - 11h43
Imprimir

Energisa Mato Grosso alerta sobre segurança com energia elétrica durante Carnaval

Fonte: ASSESSORIA
A+ A-

Vai curtir o carnaval? Lembre-se de curtir com segurança. Pensando nisso, a Energisa orienta os organizadores dos eventos como desfile de blocos, bailes, shows ou desfiles ou escolas de samba, sobre os cuidados especiais com a montagem, desmontagem e movimentação de andaimes e estruturas próximas à rede elétrica.

"É preciso tomar muito cuidado ao instalar as arquibancadas, camarotes, estruturas e enfeites de carnaval, em especial na hora de manobrar barras de metal, canos, arames, trilhos, suportes de luminosos próximos das redes de energia. Também deve-se observar se a arquibancada foi colocada muito próxima à rede elétrica, pois em um momento de descontração, o folião com bandeira, mastro ou outro objeto pode encostá-lo sem percebe. Todo cuidado é pouco quando o assunto é segurança”, explica Heitor Galdino, engenheiro de Segurança da Energisa Mato Grosso.

Como os fios instalados no alto dos postes estão energizados, isto é, conduzem eletricidade permanentemente, o risco é grande e qualquer descuido pode ser fatal. "Os fios se encontram em altura segura para os veículos e pedestres que circulam sob a rede. Mas no carnaval, essa regra é quebrada pelo homem que fica cada vez mais próximo da rede de energia elétrica. Todo cuidado é pouco para que a brincadeira não resulte num grave acidente", orienta.

Quem desfilar nos carros alegóricos, nos carnavais de rua, deve ficar atento com a distância segura da rede elétrica. "A preocupação nestes casos também é com o transporte dos carros por vias onde a rede elétrica atravessa avenidas e ruas até o local do desfile. Para a segurança, os carros alegóricos devem ter no máximo 4,4 metros de altura. Ao ultrapassar esse limite de segurança o folião corre o risco de tocar a rede de energia elétrica, provocar acidente e até a morte. Muitas vezes, encontramos pessoas em cima do carro, com um pedaço de madeira, tentando afastar os cabos para o veículo passar, isso é muito arriscado", afirma o engenheiro de segurança.

O folião deve ter muita atenção na hora de soltar fogos de artifício próximo às redes elétricas, pois podem provocar o rompimento dos fios da rede. Além dos fogos, não deve ser utilizada serpentina de papel alumínio ou metalizada por cima dos fios. É preciso ainda muita atenção com os balões metalizados. Qualquer objeto na rede pode provocar interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.

A Energisa Mato Grosso separou dez dicas de cuidados com a energia elétrica:

1. Certifique-se de que a rede elétrica se encontra a uma distância segura de estruturas, carros alegóricos ou trios elétricos.

2. Nunca faça ligações diretas e verifique as condições de fiação do local.

3. Não sobrecarregue a carga do local com equipamentos de som e de luz. O sistema está dimensionado para a carga que foi informada. Nunca instale aparelhos de som ou refrigeração com a carga diferente da informada.

4. Tome cuidado com o estado dos fios de equipamentos. Não utilize fios danificados e só faça reparos com fita isolante.

5. Cuidado na hora de enfeitar o local. Não suba na cobertura de arquibancadas, marquises ou arvores próximas da rede elétrica.

6. Nunca lance jatos de água ou espuma, nem serpentinas metálicas ou de papel na direção da fiação.

7. Mantenha especial atenção com crianças. Cuide para que elas não estejam fazendo nenhuma ação que possa trazer risco de choque e para que elas não se percam.

8. Não solte fogos de artifício em direção ou próximo à rede elétrica. Isso porque pode romper fios e cabos e causar graves acidentes.

9. Cuide também da sua Energia. Use roupas leves, beba bastante água e tome cuidado com o excesso de álcool.

10. Em caso de acidentes com postes não se aproxime de cabos rompidos e das partes metálicas dos veículos.

Caso precise de atendimento, entre em contato com a Energisa Mato Grosso pelos canais de atendimento da distribuidora: Call Center (0800 64 64 196), aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br e redes sociais – Facebook e Twitter. 

  Últimas

09/02/2018 - 11h43
Polícia Civil prende em Campo Grande um dos maiores traficantes de Cuiabá
09/02/2018 - 11h43
Debate sobre inclusão da dislexia na educação em MT ganha reforço de Promotoria de Cidadania
09/02/2018 - 11h43
PJC recupera motocicletas furtadas em Ciretran de Porto Alegre do Norte
09/02/2018 - 11h43
Consórcio quer suspensão de eventos na Arena Pantanal
09/02/2018 - 11h43
Governo convoca mais 14 classificados no concurso do Sistema Penitenciário
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital