NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Meio Ambiente

18/01/2018 - 11h23
Imprimir

Projeto Rural Sustentável aprova novas Unidades Demonstrativas e Multiplicadoras em Mato Grosso

Fonte: Carla Daniella
A+ A-

O Projeto Rural Sustentável (PRS) aprovou mais 1892 Unidades Multiplicadoras (UMs) e 46 novas Unidades Demonstrativas (UDs) nos sete estados que participam do Projeto. Em Mato Grosso, foram aprovadas 300 UMs e 9 UDs, distribuídas nos municípios de Alta Floresta, Brasnorte, Cotriguaçu, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Querência, Sinop e Terra Nova do Norte.

 

O Rural Sustentável apoia financeiramente produtores rurais de 70 municípios nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, no Bioma Mata Atlântica; e Pará, Rondônia e Mato Grosso, no Bioma Amazônia. Até o momento, o Rural já capacitou mais de 10.600 produtores, treinou mais de 1.800 agentes de assistência técnica e realizou mais de 390 dias de campo, em todo o país.

 

Os Dias de Campo são oportunidades em que produtores rurais recebem treinamento e aprendizado prático em uma Unidade Demonstrativa, que se transforma em uma sala de aula.

 

Em Mato Grosso, a maioria das UDs adotaram a tecnologia integração Lavoura-pecuária-floresta associada à um Sistema Agroflorestal (SAF), ação que otimiza a produção inicial (lavoura e/ou pecuária) e gera uma alternativa de renda ao consorciar o plantio de espécies vegetais, frutíferas e madeireiras. Muitos produtores já estão trabalhando no beneficiamento de frutas como pupunha, cacau, dentre outras.

 

As ações de reflorestamento de várias áreas dentro das propriedades, garantem os ganhos ambientais no pasto e proporcionam conforto térmico ao gado leiteiro, promovem o reflorestamento de Área de Preservação Permanente e preservam beiras de rios e nascentes.

 

Os produtores rurais são os principais agentes propagadores do conceito de sustentabilidade em suas regiões, a aplicação das tecnologias de baixo carbono, pois eles são a prova de que é possível aliar uma atividade produtiva com o manejo dos recursos naturais.

 

O Rural Sustentável apoia, além da integração Lavoura-Pecuária-Floresta, outras três tecnologias de baixo carbono: a Recuperação de Área Degradada com Floresta, Floresta Comercial e Manejo de Floresta Nativa.

 

Toda a assistência é realizada por meio de uma cooperação técnica entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

 

Serviço

 

As inscrições para os novos dias de campo foram prorrogadas até o dia 22 de janeiro. 

  Últimas

18/01/2018 - 11h23
Educar é um ato de acolher
18/01/2018 - 11h23
Médico-veterinário é aliado na perícia para desvendar crimes de maus-tratos contra animais
18/01/2018 - 11h23
Educação Ambiental é tema de seminário em Juara
18/01/2018 - 11h23
Reportagens apontam riscos de construção indiscriminada de hidrelétricas para meio ambiente em MT
18/01/2018 - 11h23
Aripuanã vive a febre do ouro com garimpo ilegal
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital