NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

06/12/2018 - 21h35
Imprimir

13ª turma do Programa Inspirar é finalizada

Fonte: ASSESSORIA
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Durante o encerramento do décimo terceiro grupo do Programa Inspirar, dona Maria Diomar, 63 anos, só tinha elogios para a equipe multiprofissional do Viver Bem, núcleo de medicina preventiva da Unimed Cuiabá. Fumante por 49 anos, ela confessa que durante muito tempo quis abandonar o tabagismo mais por pressão de familiares do que por vontade própria.

Por causa do vício, ela desenvolveu enfisema pulmonar e sabe que o passo que tomou ao se inscrever no programa pode resultar no aumento de sua expectativa de vida. Ela ainda não deixou o vício, mas reduziu significativamente o consumo do cigarro – antes fumava uma carteira por dia e deixa o programa fumando quatro.

“Há cinco anos eu tentava parar de fumar por causa da minha filha. Hoje, eu quero parar por minha causa”, declarou confiante no encerramento do G13 na última terça-feira, 4 de dezembro. Ela sabe que apesar de seu grupo ter sido concluído, receberá encaminhamento médico e continuará sendo monitorada pela equipe do Viver Bem.

O Inspirar é um dos mais bem-sucedidos programas de cuidado e prevenção da Cooperativa. Ao todo já recebeu 214 participantes e, dos que concluíram o programa, 76% pararam de fumar.

De acordo com a coordenadora do programa, Dra. Sofia Bernardo, a iniciativa surgiu depois da identificação que uma parte considerável dos beneficiários da Unimed Cuiabá eram fumantes e sofriam de males advindos do vício. “A nossa proposta é justamente conscientizar as pessoas dos riscos do tabagismo. A cada ano, morrem cerca de 8 milhões de pessoas por causa do cigarro, o equivalente à população de Londres”, disse.

Para a coordenadora do Viver Bem, Dra. Sharon Paroneto, o diferencial do programa é colocar o paciente no centro do processo. “Parar de fumar é uma decisão difícil e envolve várias questões complexas, principalmente de ordem psicológica. O que tentamos ofertar no programa é o apoio que o paciente precisa nessa decisão. Sempre reforçamos junto aos participantes que eles são os protagonistas nessa escolha que fizeram, a equipe está ali para apoia-los nessa jornada”, afirmou.

Para participar dos programas de medicina preventiva da Unimed Cuiabá, basta se inscrever no site www.unimed.coop.br/web/cuiaba-viver-bem/ ou pelo telefone 3612-8779. 

  Últimas

06/12/2018 - 21h35
Buteco do Bode neste sábado em Cuiabá
06/12/2018 - 21h35
Sessão gratuita de cinema encanta alunos de escola pública
06/12/2018 - 21h35
Colônia de férias promove desenvolvimento infantil por meio de atividades lúdicas
06/12/2018 - 21h35
Bazar da AMA vende, com até 50% de desconto, peças de apartamento decorado da Plaenge
06/12/2018 - 21h35
Happy hour com cinco bandas marca inauguração da Cervejaria Louvada
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital