NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

17/05/2018 - 07h34
Imprimir

Robinson Shiba desmistifica a figura do empreendedor

Fonte: Jairo Pitolé Sant'Ana
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

O caminho do empresário Robinson Shiba até conquistar um lugar no topo do mundo empresarial foi longo e começa duas gerações antes da sua. Para alcançar a posição de destaque no mundo dos negócios e fazer do seu empreendimento, o China in Box, a maior rede de fast-food chinês da América Latina com mais de 220 unidades em 70 cidades brasileiras, incluindo Cuiabá, além do México, ele revela que trabalhou muito, sempre esteve aberto a parcerias, atento a novidades e ao mercado.

Ao falar para um público de mais de 1.500 pessoas na abertura do 1º ECOMEP (Encontro Mato-grossense de Estudantes e Profissionais das áreas de Direito, Administração, Contabilidade, Economia e Marketing), que está sendo realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, de 15 a 18/05, ele relembrou o avó que migrou do Japão para o Brasil com o sonho de prosperar a partir das terras que iria ganhar do governo. Como a terra não veio acompanhada de nenhum insumo, ele e a família, incluindo o pai de Robinson viveram em condições muito precárias no campo até que se mudaram para São Paulo, onde a família abriu uma loja de material de construção.

 

“Mesmo sendo de uma família humilde, meu pai conseguiu estudar, fez curso técnico de protético e depois de trabalhar para vários dentistas, acabou se formando em odontologia”. Robinson seguiu a profissão do pai e também fez odontologia. No entanto, depois de uma temporada estudando nos Estados Unidos, onde precisou trabalhar (num restaurante de comida chinesa na caixinha). Quando retornou ao Brasil já tinha a idéia de montar aqui um restaurante similar.

 

No entanto, a volta em 1989 foi turbulenta. “Fernando Collor de Melo confisca o dinheiro de todo mundo, eu casei, tive um filho, minha mãe morreu e meu amigo Marcelo também. Isso fez com que eu mudasse os meus planos e me deu muito tempo para planejar. Fiz várias pesquisas de mercado, de maneira bem informal”.

Conta que vendeu dois dos três consultórios dentários que tinha, o pai vendeu um apartamento e montaram o negócio completamente inovador para a época.

Determinado a não ser mais um no mercado, buscou inovar em todos os sentidos.

“Chamei um fotógrafo amigo e propus fazer um folheto com fotos para que os clientes pudessem identificar os pratos. Fomos a primeira rede de entrega de comida que não era pizza; primeira rede a mostrar a cozinha, a usar mochila nas entregas”, conta

Hoje, a empresa gera 4.500 empregos diretos e Shiba diz que faz palestras para incentivar outras pessoas a se tornarem empreendedoras para que se gere cada vez mais empregos. Em sua trajetória, Shiba acumulou muitos parceiros, incluindo alguns colaboradores que prosperam com ele. “Mais de 50 colaboradores prosperaram comigo. Eu não acredito numa prosperidade sozinho”. Em torno da China in Box gravita uma rede de empresas, fornecedores que permanecem os mesmos desde o início do negócio.

 

Começaram os interesses em franquia da China in Box e já na primeira feira de franquia que participou, em 1994, vendeu 35 lojas. No ano seguinte vendeu mais 35 lojas.

Com inúmeras outras empresas, a China in Box foi afetada pela crise e as vendas começaram a cair em 2014, depois da Copa, e seguiram em queda em 2015. Foi quando o empresário percebeu que precisava investir em tecnologia como o I-food, onde estavam todos os seus concorrentes. “A crise estava na minha ignorância. Não soube acompanhar as novas tecnologias. Fiquei 25 anos sem perceberque as coisas estavam mudando”, confessa, acrescentando: “Meu principal concorrente era a minha ignorância. Hoje, 25% de tudo que a gente ganha são investidos em tecnologias”. Segundo ele, qualquer segmento de mercado que não embarcar muito tecnologia, está fora.

O 1º Ecomep tem o apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da SEC (Secretaria de Cultura), Assembleia Legislativa, OAB Mato Grosso, Conselhos Regional de Administração, Contabilidade e de Economia, Lide Mato Grosso e Coxipó Assessoria de Imprensa. É uma realização da Cordemato, com produção de BR Consultoria e Eventos.

Mais informações: www.ecomep.com.br 

  Últimas

17/05/2018 - 07h34
Estudante e modelo inauguram loja de vestidos de noivas com preços acessíveis em Cuiabá
17/05/2018 - 07h34
Priorizando o voluntariado, Feijoada de Inverno firma parceria com a cozinha de SantAna
17/05/2018 - 07h34
Exposição RockWalk Brasil começa neste sábado com coleção de guitarras autografadas no Goiabeiras
17/05/2018 - 07h34
Pantanal Shopping promove mamaço no Dia Mundial da Doação de Leite Humano
17/05/2018 - 07h34
Anita Prestes realiza Conferência e lançamento de livro em Cuiabá
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital