NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

14/05/2018 - 20h06
Imprimir

Evento gratuito debate Doenças Inflamatórias Intestinais

Fonte: icone
A+ A-

Em alusão ao “Maio Roxo”, mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, o Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal (GEDII) com apoio do Instituto de Gastroenterologia e Proctologia Avançado (IGPA) realizará no próximo dia 19, a partir das 8h, no Hotel Gran Odara, a 1ª Jornada Mato-grossense de Doenças Inflamatórias Intestinais.

Na programação do evento que é gratuito e voltado para médicos gastroenterologistas e proctologistas, sete palestrantes debaterão sobre as últimas novidades sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Entre os temas abordados estão: “Novas Drogas no Manejo da Doença de Crohn”; “Estratégia Cirúrgica na Abordagem da Doença de Crohn” e a “Colonoscopia na DII”.

Segundo dados apresentados no I Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias no Brasil (GEBIID), no Brasil, as DIIs atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes, sendo 53,83% de doenças de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa.

Um dos palestrantes, o doutor Mardem Machado, que é proctologista e diretor clínico do IGPA, fala sobre o intuito da realização do evento. “A intenção é disseminar informações sobre as DIIs e de apoiar o ‘Maio Roxo’, já que dia 19 de maio é lembrado como Dia Mundial de Combate à Doença Inflamatória Intestinal. Vamos compartilhar experiências e conhecimentos sobre este tema com outros médicos e isso deve agregar ao lado profissional de cada um”, ressalta Machado.

Para o proctologista, apesar de as DIIs não terem cura e a origem não estar completamente esclarecida é fundamental a discussão sobre este problema. “Apesar de não haver cura, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem permitir uma melhor qualidade de vida ao paciente”, afirma Mardem.

Doença de Crohn

A doença de Crohn pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo (da boca ao ânus), sendo mais comum no final do intestino delgado e do grosso. Entre os sintomas principais estão diarreia, sangue nas fezes, anemia, dor no abdome, perda de peso. Mais raramente há estomatites (inflamações na boca). Também pode atingir pele, articulações, olhos, fígado e vasos. A doença mescla crises agudas recorrentes, leves a graves, e períodos de ausência de sintomas.

Retocolite ulcerativa

A retocolite ulcerativa caracteriza-se por inflamação da mucosa do intestino grosso, apresentando diarreia crônica com sangue e anemia. O reto quase sempre está afetado, sendo às vezes o único segmento. Não há lesões no intestino delgado, o que constitui característica da doença, muitas vezes sendo o fator primordial para diferenciá-la da doença de Crohn. A inflamação pode vir a se tornar muito grave, com hemorragias maciças e perfuração intestinal, necessitando de cirurgias de urgência. O diagnóstico é feito principalmente pela colonoscopia com biópsias.

 

PROGRAMAÇÃO

8h: Solenidade de abertura

8h15: Estratégia Cirúrgica na Abordagem da Doença de Crohn, com o palestrante Rogério Parra de São Paulo

8h45: Novas Drogas no Manejo da Doença de Crohn, com Mauro Baffuto de Goiás

9h15: Impacto da Terapia Biológica na Cirurgia da RCUI, com Dannilo Brito Silveira, do Distrito Federal

9h45: Intratabilidade Clínica com Terapia Convencional Como Tratar, com Julio Chebli, de Minas Gerais

10h15: Colonoscopia na DII, com José Luiz Paccos, de São Paulo

11h30: Caso Clínico 1, RCUI, com Felipe Azevedo e Silva de Mato Grosso

12h30: Caso Clínico 2, Doença de Crohn, com Mardem Machado de Souza, de Mato Grosso 

  Últimas

14/05/2018 - 20h06
3 Américas recebe Flauta Mágica e ação do BBB neste final de semana
14/05/2018 - 20h06
Encontro de colecionadoras da boneca LOL será neste domingo no Goiabeiras
14/05/2018 - 20h06
Diversão nas férias: Tibanaré leva espetáculo Palhaçando para Parques de Cuiabá
14/05/2018 - 20h06
Casa Cor MT no Shopping Estação Cuiabá segue até domingo
14/05/2018 - 20h06
Atacadistas doam 20 toneladas de alimentos nesta quinta-feira
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital