NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

11/05/2018 - 18h07
Imprimir

Raça Senepol ganha espaço em meio ao rebanho mato-grossense

Fonte: Viviane Petroli
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

A raça Senepol está presente no Brasil há 18 anos e a cada ano vem ganhando espaço, em especial no estado de Mato Grosso, através de cruzamento com outras raças, como a Nelore. Entre os motivos que levam a tal fato é a tolerância ao calor, precocidade, docilidade, maciez da carne, pelo zero, fertilidade, rápido crescimento entre outros. Focado na raça Senepol, o Criatório Senepol da Conquista busca através de leilões e festivais de carnes, como o Senepol na Brasa no dia 26 de maio, difundir o animal em Mato Grosso.

O selecionador Fábio Mello, do Criatório Senepol da Conquista, é um dos pioneiros na criação da raça Senepol em Mato Grosso, bem como o primeiro no Brasil a aderir ao Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS). Conforme dados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), até dezembro de 2017 apenas 19 criadores no país haviam aderido ao programa.

A paixão de Fábio Mello pela raça é tanta que através de leilões e festivais de carne, como o Festival Braseiro e o Senepol na Brasa, ele busca difundir a raça no estado. No próximo dia 26 de maio, o Criatório Senepol da Conquista realiza em Cuiabá o Festival Senepol na Brasa, que irá reunir 90 churrasqueiros voluntários em 14 estações de preparo de carne. O evento será realizado no Haras Twin Brothers, em Cuiabá, no sistema open food e open bar com chopp Bhrama. Entre os cortes tradicionais e especiais de carne Senepol, o público poderá saborear cortes como ancho, chorizo, tamarrok, shoulder, brisket, picanha, assado de tiras e costela. Além disso, o evento contará ainda com carne de aves, suíno, cordeiro, peixe e linguiça.

Conforme Fábio Mello, criar Senepol em Mato Grosso é muito fácil, o que permite o aumento da produção. A facilidade é decorrente a adaptação da raça na região Centro-Oeste do país, o que permite, inclusive, a cobertura à pasto. A expectativa, segundo o selecionador, é que a raça ganhe cada vez mais os pastos mato-grossenses e brasileiros, pois "O Senepol é a ferramenta para fazer carne", visto o animal ter a característica de não necessitar de marmoreio para ter a carne macia, já que a sua fibra desempenha tal papel.

O criador pontua também que outro fator que deverá levar ao crescimento da raça é a rentabilidade que ela permite. "Por exemplo, 70% dos criadores atestam que os frigoríficos pagam até 23% de ágio na venda da raça, de acordo com pesquisa da Scot Consultoria em 20 estados brasileiros. Os maiores ágios foram verificados nas vendas de novilhas (23%), boi magro (18%) e bezerro (17,1%). Por isso repito sempre, o Senepol é a raça do futuro".

Leilões

No dia 19 de agosto, o Criatório Senepol da Conquista realiza mais um leilão. O remate está sendo organizado pela Estância Bahia Leilões e com transmissão pelo Canal Terraviva. De acordo com Fábio Mello, o leilão é um evento em que o criador consegue fazer uma divulgação de forma macro do seu criatório. Nesta edição serão ofertados 120 touros, todos registrados e avaliados pelo Programa Geneplus Embrapa, além de avaliação de carcaça e reprodutivo.

A raça Senepol

As primeiras importações de animais da raça Senepol no Brasil, oriundos dos melhores rebanhos dos Estados Unidos e das Ilhas Virgens (Saint Croix), ocorreram em 2000. O Senepol é uma raça de ado de corte desenvolvido na Ilha Caribenha de St. Croix a partir de cruzamentos entre o gado N\´Dama e o gado RedPoll.
Segundo dados da ABCB Senepol, a entidade possui 89.691 animais registrados e 594 associados. Mato Grosso é o 5º em número de animais, os quais são usados para a produção de embriões, de sêmen e como reprodutores para cobrir a vacada comercial, que em geral é da raça Nelore. Em termos de produtores associados na Associação, Mato Grosso possui 42 produtores. 

  Últimas

11/05/2018 - 18h07
Abertura da Festa Literária tem espetáculo e inauguração da geladeiroteca
11/05/2018 - 18h07
Fada do Dente se une a super-heróis na próxima terça-feira no Goiabeiras
11/05/2018 - 18h07
A vida está em suas mãos é o tema da Campanha em Favor da Vida
11/05/2018 - 18h07
Hip-Hop Contra as Drogas chega a 4° edição nesta sexta-feira
11/05/2018 - 18h07
Praça do Jardim das Américas recebe feira gastronômica nesta sexta-feira (
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital