NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

05/12/2017 - 18h24
Imprimir

Cuiabanos aprenderam sobre a carne suína em oficinas e palestra no Mercado do Porto

Fonte: ICONE
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Muita informação e novidades sobre a carne suína. Assim foi a semana do projeto “A vida é melhor com carne suína” da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). De 27 de novembro a 03 de dezembro a entidade realizou oficinas gastronômicas, de cortes e palestra sobre a saudabilidade da carne suína no mercado do Porto, em Cuiabá. Ao todo mais de 200 pessoas participaram do projeto de maneira gratuita e receberam certificado.

O projeto faz parte das comemorações de 25 anos da associação, e contou com a presença do especialista em gastronomia suína, Daniel Furtado, do chef e especialista em carnes suínas, Celso Castro e da nutricionista da Associação dos Criadores de Suínos (ABCS), Thaliane Dias.

Para o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, o numero de participantes superou a expectativa. “A aceitação do público com o evento foi muito boa, já esperávamos a participação dos funcionários do Mercado do Porto, que possui vários açougues especializados em carne suína. Porém o que nos surpreendeu mesmo foi receptividade e a participação dos clientes, que mesmo durante a semana compareceram nas oficinas”, afirmou Raulino.

A oficina de gastronomia comandada pelo chef, Celso Castro, que ensinou os pratos lombo trançado e salpicão de carne suína, foi uma das mais concorridas. Segundo ele, isso se deve por conta da diversidade da proteína na cozinha. “A carne suína tem se mostrado cada vez mais apreciada na alimentação diária do brasileiro, muito por conta do seu sabor e da variedade de pratos que podem ser feitos com ela. Nas nossas aulas procuro mostrar exatamente isso, que podemos variar muito com os cortes dessa proteína para consumirmos cada vez mais no nosso dia a dia” ressaltou.

Já a nutricionista da ABCS, Thaliane Dias, ministrou palestra sobre a evolução do processo na criação do suíno no país. “Nós desmistificamos os preconceitos que ainda cercam a carne suína no Brasil por meio de dados científicos e mostrando que muitos cortes de carne suína tem menos gordura e colesterol que outras carnes. Além de também não transmitir doenças. A carne suína faz parte de uma alimentação saudável, e é a proteína animal mais consumida no mundo”, destacou.

E o especialista em gastronomia suína, Daniel Furtado, ministrou oficina de cortes suínos e multiplicou o horizonte de quem trabalha com a proteína. “Aprendi a trabalhar com a carne suína ao longo dos anos e isso me motiva a dividir este conhecimento com outras pessoas. Nós estamos mudando o contexto da carne suína no mercado, aqueles tradicionais quatro ou cinco cortes que o todo mundo conhece representa menos de 10% do que a carcaça suína pode proporcionar”, explicou Furtado.

Foi justamente isso que motivou a cozinheira, Loide Moreira Matias, a participar das oficinas. “Trabalho com comida há muito tempo e é sempre bom poder renovar e aprender novos pratos e técnicas. O curso de gastronomia foi muito bom, aprendi pelo menos três pratos com a carne suína que levarei para meus clientes”, declarou.

O projeto, que teve o intuito de instruir funcionários e clientes sobre os benefícios do consumo da proteína, além de divulgar a qualidade, a versatilidade dos cortes e o sabor da carne suína, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) e a Organização do Mercado do Porto. 

  Últimas

05/12/2017 - 18h24
Evento valoriza criatividade infantil para fruir e fluir toda arte
05/12/2017 - 18h24
Em novo local Femoda fortalece negócios para o setor da moda em Cuiabá
05/12/2017 - 18h24
Madero lança novo posicionamento de marca e revela como o hamburger pode fazer o mundo melhor
05/12/2017 - 18h24
Escola de Cuiabá usa conteúdo educacional elaborado pelo Instituto NET
05/12/2017 - 18h24
Organizações sociais vencedoras se destacam por atuação em saúde, inclusão social e educação
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital