NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

01/12/2017 - 14h49
Imprimir

Evento internacional debate alternativas para a descarbonização do transporte

Fonte: Rita Silva
A+ A-

Acontece em Brasília na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, o primeiro Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte. Ele reunirá diversos especialistas do Brasil e do exterior - de representantes da Volkswagen, passando por Secretarias de Estado e Ministério das Cidades - para debater diferentes experiências e estratégias de descarbonização do transporte em diferentes países, destacando os desafios do Brasil e como algumas instâncias do governo e da sociedade civil vêm trabalhando para superá-los.

Este evento é especialmente importante para um país de dimensões continentais como o Brasil, onde o setor de transportes enfrenta desafios que vão além da qualidade e da segurança das ruas e estradas. Sua descarbonização está na pauta desde que o Acordo de Paris colocou em marcha um movimento global para reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa das diversas atividades econômicas, uma vez que ele responde por significativa fatia. Muitas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) submetidas sob o escopo do Acordo já revelam esforços para descarbonizar essa atividade.

No Brasil, o transporte responde por praticamente metade (48%) das emissões de todo o setor de energia, segundo os últimos dados do SEEG – que detectou um aumento de 4% no consumo de gasolina em veículos leves, enquanto o etanol caiu 10% em 2016.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Harry Lehmann, Diretor Geral do Serviço Federal do Ambiente da Alemanha (Umweltbundesamt), Carolina Tohá, Ex-Prefeita de Santiago, Chile, e Co-Presidente do Grupo Consultivo de Alto Nível em Transportes Sustentáveis da Secretaria Geral das Nações Unidas – UNSG, e José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente de Portugal, que acaba de lançar, na COP23, a Aliança para a Descarbonização do Transporte (TDA) – um esforço de várias nações, como França, Holanda, Costa Rica e Portugal, além de empresas como Michelin e a Itaipu Binacional.

Entre os palestrantes nacionais estão confirmadas as participações de Martha Martorelli, Gerente de Planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Clarice Linke, Diretora Executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento - ITDP Brasil; Juliana Karina Pereira Silva, Gerência de Meio Ambiente da Empresa de Planejamento Logístico – EPL; Leandro Siqueira, Diretor de Desenvolvimento do Produto e Gerenciamento de Portfólio da Volkswagen/MAN; Aline Cavalcante, cicloativista e coordenadora da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa; Plínio Nastari, Presidente da DATAGRO, Sugar & Ethanol Market Analysis. Os organizadores aguardam pela confirmação de Maurício Quintella Malta Lessa, Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil e do Senador Jorge Viana.

O Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte é organizado pela Embaixada da Alemanha, ICS-Instituto Clima e Sociedade e IEMA-Instituto de Energia e Meio Ambiente.

Data: 6 de dezembro de 2017
Horário: 09h00-17h00
Local: Brasília Palace, SHTN, Trecho 11, Lote 1 – Asa Norte, Brasília.
 

  Últimas

01/12/2017 - 14h49
Organizações sociais vencedoras se destacam por atuação em saúde, inclusão social e educação
01/12/2017 - 14h49
Anjos da Enfermagem em parceria com o INSS doam kits de higiene para Hospital Geral
01/12/2017 - 14h49
Empresas familiares se unem para trazer móveis tecnológicos para MT
01/12/2017 - 14h49
Sorteio de prêmios do Unicred Mais acontece nesta quarta-feira em Cuiabá
01/12/2017 - 14h49
Disponível em Cuiabá, implante hormonal pode diminuir celulite, inchaço e compulsão por doces
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital