NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

09/10/2017 - 17h28
Imprimir

Acrismat comemora 25 anos com redução de ICMS

Fonte: ICONE
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Em noite de gala a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) comemorou 25 anos, na última sexta-feira (06.10), no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá. Cerca de 300 pessoas entre diretores, associados, suinocultores mato-grossenses e autoridades participaram das festividades da entidade que representa o segmento no Mato Grosso, o quinto maior produtor de carne suína do país.

Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Machado Teixeira, nesses 25 anos a associação juntamente dos produtores tem trabalhado para uma suinocultura forte no estado. E o resultado disso é um produto tecnificado, de qualidade reconhecida mundialmente e de alto conceito em sanidade animal.

Teixeira explica que apesar do momento de oscilação, com esforço e dedicação o setor reagiu e nos últimos dias conseguiu junto ao governo do Estado redução de impostos e tributos que incidem sobre a cadeia como: a prorrogação da suspensão da cobrança do preço de pauta e a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtores de suínos de 12% para 6%.

“Esse é um momento de fortalecer e de acreditar ainda mais no mercado e de continuar melhorando. Para isso buscamos mecanismos que possibilitem o equilíbrio e estabilidade do setor. Vamos manter diálogo com o Governo de Mato Grosso, Frente Parlamentar da Suinocultura em Mato Grosso e o Indea-MT. Se contarmos com o apoio destas entidades, no próximos anos, a produção de carnes deverá crescer ainda mais e esse trabalho refletirá muito no futuro da suinocultura do nosso Estado", enfatizou.

Para o vice-governador, Carlos Fávaro, que relembrou a criação da Associação, os 275 empreendedores que iniciaram a entidade foram corajosos e não olharam para as dificuldades. Hoje, após longos anos de trabalho, tem como consequência propriedades suinícolas de alta qualidade resultado de muito investimento em genética e tecnologia.

“O Estado é o 5º maior produtor do país e o governo tem trabalhado em prol do setor, possibilitamos a redução da alíquota do Imposto sobre ICMS para produtores de suínos, com o intuito de ampliar o número de frigoríficos e de empregos e, consequentemente, favorecer o crescimento do setor”, revelou.

Fávaro, dirigente da SEMA, informou também, que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente revisou algumas documentações solicitadas ao setor. “A pedido da Acrismat foi unificado o termo de referência que trata de licenciamento das granjas com outorgas d’àgua. Também foi reduzido em 40% o tempo médio de licenciamento e elevado em 269% o número de outorgas d´água, o que trouxe mais oportunidades à suinocultura de Mato Grosso", ressaltou.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, destacou o estado como referência em suinocultura para o Brasil e homenageou a entidade com a entrega de uma placa pelos seus 25 anos.

“É uma honra para a ABCS contar com profissionais e produtores como os mato-grossenses. Lembramos que queremos continuar contando com a interação entre suinocultores e executivo como acontece em Mato Grosso. Entregamos essa placa de homenagem e deixamos um singelo abraço de todos os suinocultores brasileiros aos mato-grossenses”, disse.

O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, foi outro homenageado da noite, ele recebeu uma placa pelos 17 anos de trabalho na entidade. “Obrigado a todos e é com muita satisfação que faço parte da história dessa grande entidade, que em seus 25 anos procurou integração de políticas públicas de mercado e trabalho. Além disso capacitou suinocultores, desenvolveu ações que ajudaram no desenvolvimento da suinocultura com responsabilidade sanitária, ambiental e social”, afirmou.

Durante a solenidade a Acrismat ainda entregou uma placa a todos os ex-presidentes da entidade como forma de agradecimento pelos serviços prestados, foram eles: Raulino Teixeira, Paulo Cezar Lucion, Luiz Antônio Ortolam Salles, Rui Carlos Schneider, Cloves Felício Vettorato (in memorian) e Otaviano Pivetta.

SELO COMEMORATIVO
A Acrismat em parceria com os correios lançou na mesma noite um selo comemorativo aos 25 anos da entidade. Ao todo 3000 mil selos circularão em todo o Estado nesta primeira tiragem.

O superintendente estadual dos Correios, Edilson Francisco, destacou que os selos postais registram a história, documentam a cultura, esporte e a literatura. “Além de perpetuarem um acontecimento, como esses 25 anos da Acrismat, uma entidade que tem prestado relevantes serviços a economia mato-grossense”, pontuou.

MOÇÃO DE APLAUSOS
A Acrismat recebeu na última sexta-feira (06.10), em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), homenagens do Deputado Zeca Viana, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela associação e pelos seus mais de 350 associados, que buscam há 25 anos o fortalecimento da atividade no Estado.

O deputado entregou para 21 pessoas moções de aplauso e medalhas comemorativas por colaborarem com o crescimento e desenvolvimento da suinocultura. A Acrismat também aproveitou a ocasião para homenagear 16 personalidades com moção de agradecimento e medalhas de honra aos que colaboraram com o fortalecimento da associação no cenário Estadual.

Confira a lista de homenageados pelo deputado Zeca Viana:

Leôncio Pinheiro da Silva Filho; Otaviano Olavo Pivetta; Alexandre Furtado Rosa; Alzira Araújo Menezes Catunda; Daniella do Nascimento Schettino; Guilherme Linares Nolasco; Igor Queiroz Silva; João Garcia Caramori Júnior; Raulino Teixeira Machado; MS. Rui Carlos Schneider; Fábio Schroeter; Verton Silva Marques; Zildineti Alves de Arruda; Paulo Cesar Lucion; Ataíde Batista da Silva; Silvana Alves Pedrozo Vitalino Barbosa; José de Assis Guaresqui; Marcelo Lopes; Luiz Antonio Ortolan Salles; Jurandi Soares Machado; André Luis Torres Baby.

Confira a lista de homenageados pela Acrismat:

Dilmar Dal´Bosco; Oscar Bezerra; Mauro Luiz Savi; Ondanir Bortolini; José Domingos Fraga Filhos; José Antonio Gonçalves Viana; Wilson Pereira dos Santos; José Pedro Gonçalves Taques; Carlos Avalone Junior; Carlos Henrique Fávaro; Gustavo Pinto Coelho de Oliveira; Leôncio Pinheiro da Silva Filho; Maria de Lourdes Resende; Cloves Felício Vetoratto; Dimorvan Alencar Brescancin; Cloves Vetoratto (in memorian).

SUINOCULTURA

Atualmente a suinocultura do Mato Grosso é quinta maior do país e conta com 450 granjas tecnificadas, que tem 143.200 mil matrizes e um rebanho de 2,8 milhões de animais. Além de empregar em torno de 12.800 pessoas, entre empregos diretos e indiretos.

Em 2016 foram produzidas 206.406 mil toneladas de carne suína no Estado, o que equivale a 5,60% do mercado nacional. Nosso volume de exportação é de 45,08 mil toneladas e representa 6,15% da exportação nacional de carne suína. Além de movimentar o setor de grãos já que a suinocultura utiliza cerca de 701.680 toneladas/ano de milho e 300.720 toneladas/anos de farelo de soja no insumo.
 

  Últimas

09/10/2017 - 17h28
Empresários, moradores e Prefeitura se unem para realizar projeto Natal na Praça Popular
09/10/2017 - 17h28
Dança Flamenca, violinos e violoncelos trazem o Capricho espanhol hoje no Cine Teatro
09/10/2017 - 17h28
Hospital de Câncer de MT realiza primeiro leilão inteiramente online
09/10/2017 - 17h28
Academia de Medicina de MT promove palestra sobre Doença de Alzheimer
09/10/2017 - 17h28
Energisa inaugura Natal Iluminado no Parque Tia Nair
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital