NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Variedades

09/10/2017 - 17h14
Imprimir

Vida Diagnóstico e Saúde alerta sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

Fonte: ICONE
A+ A-

A Campanha Outubro Rosa, mês que conscientiza a população sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama, doença que mais mata mulheres pelo mundo, também será realizada na Vida Diagnóstico e Saúde, centro clínico recém inaugurado em Várzea Grande. A Vida é a única clínica no município que oferece um “Espaço Mulher” com acesso exclusivo para a realização de mamografia, ultrassom e densitometria. Além de ser a única do Estado de Mato Grosso com equipamento de mamografia (Microdose) com menor dose de radiação.


Como parte das comemorações do outubro rosa, no dia 10 de outubro das 15h às 17h horas, a Associação dos Advogados OAB Subseção de Várzea Grande estará presente na clínica e as médicas da Vida estarão à disposição para conversar sobre o câncer de mama e mostrar os tratamentos que podem auxiliar no diagnóstico. Na ocasião, também será ensinado às mulheres a fazer o auto-exame das mamas. O objetivo é estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio do auto-exame e dos exames de mamografia, sem excluir a consulta periódica médica.


PREVENÇÃO

Para a médica radiologista, Carolina Moura, o aumento do diagnóstico do câncer de mama se deve a dois fatores: avanços da medicina e informações sobre prevenção e tratamento. “As mulheres estão entendendo a importância de buscar atendimento com o médico e de fazer o exame de mamografia como prevenção”, afirma.

Carolina garante que a mamografia ainda é a maneira mais eficiente de verificar a existência ou não do câncer de mama. “As mulheres assumiram e aderiram à ideia da prevenção ao câncer de mama, mas precisam ter acesso à realização de uma mamografia com qualidade. Isso irá influenciar diretamente os dados que revelam um melhor prognóstico da doença”, diz a médica.

DADOS

A doença é a que mais mata mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de mama mata mais 13 mil mulheres por ano. Os homens também são vítimas da doença, porém em número muito menor. Estima-se que em apenas 1% dos casos eles são afetados. De acordo ainda com o Inca foram diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil de 2016/2017.

Há possibilidade de 95% de cura, desde que seja diagnosticada no inicio do problema. Por isso, é importante que a mulher fique atenta à saúde ao corpo para perceber os sintomas e com qualquer estranhamento, como surgimento de pequenos nódulos, mudança de espessura da pele dos seios ou secreção nas mamas ela deve procurar um médico.

MAMOGRAFIA É EXAME FUNDAMENTAL

O tumor pode levar cerca de cinco anos para se tornar palpável. Daí a importância da mamografia digital, exame capaz de identificá-lo em estágios iniciais e até mesmo em formas pré-cancerosas. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos e anualmente após os 40. Caso a mulher esteja enquadrada como alto risco* para a doença, poderá iniciar o controle mais cedo.

*São consideradas mulheres de alto risco para a doença aquelas com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculino; lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia.


 

  Últimas

09/10/2017 - 17h14
Empresas familiares se unem para trazer móveis tecnológicos para MT
09/10/2017 - 17h14
Sorteio de prêmios do Unicred Mais acontece nesta quarta-feira em Cuiabá
09/10/2017 - 17h14
Disponível em Cuiabá, implante hormonal pode diminuir celulite, inchaço e compulsão por doces
09/10/2017 - 17h14
Justiça reconhece direito de advogado destituído receber honorários arbitrados em seu favor
09/10/2017 - 17h14
Programação especial marca a reabertura do Museu de História Natural
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital