NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Economia

30/10/2011 - 11h03
Imprimir

Fluxo de passageiros do Aeroporto Marechal Rondon tem a maior taxa de crescimento

Fonte: Diogo Carvalho
A+ A-
Foto: Reproduçao

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), cresceu 295% nos últimos oito anos, conforme estatísticas da Infraero. Nos primeiros nove meses de 2011, o aeroporto recebeu 1,9 milhão de passageiros, enquanto no mesmo período em 2003 o número era de 479.804 pessoas que embarcaram ou desembarcam no terminal aeroportuário.Para atender a essa demanda crescente, que deve se intensificar em razão da Copa do Mundo de 2014, foram iniciadas obras de melhoria da infraestrutura aeroportuária com a construção do Módulo Operacional Provisório (MOP), que irá aumentar a capacidade para 2,45 milhões de passageiros por ano.

 

O MOP já está com 85% dos serviços executados e deve ser entregue no final de novembro. "A Copa do Mundo tornou possível a concretização da maior expansão que o principal aeroporto do nosso Estado já teve. A intervenção faz parte de um projeto no qual toda a equipe de governo trabalha integrada, que é preparar Mato Grosso para o Mundial e por meio do evento deixar o legado que terá impacto positivo no cotidiano da população, transformando o investimento em oportunidade e também em qualidade de vida", disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo - Fifa 2014, Eder Moraes.Com investimento de R$ 2.25 milhões, o MOP terá 675 m², com quatro banheiros, salões de embarque e desembarque, posições de check-in, esteiras de bagagem, portões de embarque e pontos de inspeção por raios X, sanitários e até áreas para lojas e restaurantes. O secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, pontuou que o investimento é fundamental para que o setor aéreo acompanhe o crescimento do Estado e atenda a demanda prevista para a Copa.O módulo é uma estrutura provisória que será usada durante as obras de ampliação do aeroporto Marechal Rondon. A ampliação, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros por ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. A reforma deve ser concluída no final de 2013.

 

Fluxo crescente

 

Dentre as capitais do Centro-Oeste brasileiro, Cuiabá é que registra maior índice de crescimento de fluxo de passageiros, o que evidencia a necessidade de ampliação do terminal. Brasília, por exemplo, registrou crescimento modesto perto dos números mato-grossenses, com aumento de 132% nos últimos oito anos. Já a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, obteve um incremento de 212% e Goiânia ficou em segundo lugar com um crescimento de 221% no número de embarques e desembarques.Em comparação com estados de outras regiões, o terminal fica à frente de grandes capitais e de aeroportos com voos internacionais. No mesmo período analisado, as cidades de Salvador (134%), Porto Alegre (170%) e Recife (138%) registraram crescimento proporcionalmente inferior ao da capital mato-grossense.Francisco Vuolo, comentou que o incremento no número de passageiros é reflexo de desenvolvimento do Estado, cuja economia se destaca no cenário nacional."O turismo está crescendo muito e a escolha de Cuiabá como sede da Copa do Mundo de 2014 impulsionará ainda mais o desenvolvimento de Mato Grosso. A vinda de turistas para apreciar as belezas do Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, por exemplo, será um fator de geração de emprego e renda”, disse o secretário.Outro número expressivo é a quantidade de pousos e decolagens no aeroporto Marechal Rondon.

 

 De janeiro a setembro de 2003, a movimentação operacional na rede da Infraero contabilizava 25.581 voos. No mesmo período de 2011 foram registrados 42.658 voos, resultando um aumento de 66.75%.O transporte de cargas aéreas subiu 50% no período analisado. O levantamento aponta que nos primeiros nove meses de 2003 foram computadas 3,8 mil toneladas e, de janeiro a setembro deste ano, a Infraero somou 5,7 mil toneladas transportadas.

  Últimas

30/10/2011 - 11h03
Sicredi é uma das Melhores Empresas para Começar a Carreira pelo 2º ano consecutivo
30/10/2011 - 11h03
Consumo de cafés especiais cresce 18% ao ano no Brasil e aquece segmento especializado em Cuiabá
30/10/2011 - 11h03
Loja de artigos masculinos prevê aumento de 30% nas vendas
30/10/2011 - 11h03
Mutirão Limpa Nome SPC atende cerca de 15 mil pessoas
30/10/2011 - 11h03
Louvada amplia produção em Mato Grosso e abre fábrica em Rondônia
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital