NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Economia

05/06/2018 - 17h44
Imprimir

Produtores Nelore participam de maior Prova de Ganho em Peso de MT

Fonte: Rose Domingues
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Cerca de 200 animais, de 30 criadores Nelore, devem participar da maior prova de ganho de peso a pasto (PGP) de Mato Grosso. A entrada ocorre até sexta-feira (08) na Fazenda Luar, em Cuiabá. A proposta do evento é alavancar a qualidade genética do rebanho estadual e com isso incrementar o mercado de produção da carne.

 

O estado possui o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 30,3 milhões de animais, dos quais 80% desse total da raça Nelore. São parceiros na iniciativa a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). No final, também haverá um leilão de elite.

 

Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mario Candia, a realização da prova é importante porque busca a evolução da pecuária de corte. “Os investimentos em melhoramento genético são uma das ferramentas comprovadas da PGP, já que os animais participantes saem disseminadores de rico material”.

 

O principal objetivo é justamente testar e disponibilizar ao mercado touros jovens com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado à produção de carne. Os resultados poderão servir como instrumento de seleção entre rebanhos e auxiliar nas avaliações e testes de progênies de reprodutores.

 

Podem participar da Prova de Ganho em Peso a Pasto animais nascidos entre 08 de agosto e 04 de novembro de 2017. São inicialmente 70 dias para adaptação ao novo ambiente em condições ambientais e com técnica de manejo iguais a todos. Eles entram na competição ainda bezerros recém-desmamados, mas chegam no final ‘tourinhos’ com mais de 600 kg.

 

Aqueles que superarem a média de peso do rebanho são considerados superior e de elite. Os que atingem a média do rebanho são os regulares e abaixo são os inferiores. Além das vantagens de certificação de qualidade comprovada, a participação na prova credencia o produtor a ter seus melhores animais no leilão de elite, a preços acima do mercado.

 

O zootecnista Leonardo Fernandes Mendonça, técnico de campo da ACNMT, explica que vão ser um total de 294 dias de prova fazendo uso da mesma ração, vacina, pasto, com pesagens no início, três intermediárias e uma final. “Vamos promover uma verdadeira investigação genética que comprovem que estes animais estão em uma categoria diferenciada em relação aos demais do estado”.

 

Entre os itens de desempenho avaliados estão os fatores que deixam esse animal próximo de ser bom, como origem de pai, irmãos, linhagem paterna da mãe, além da prova de ganho de peso, com ganho médio diário, circunferência escrotal e fenótipo, tendo como finalidade identificar entre os participantes os de melhor desempenho global no peso final padronizado.

 

Serviço

 

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelos telefones (65) 99632-7697/99203-1443. Na página eletrônica da associação: http://www.neloremt.org.br 

  Últimas

05/06/2018 - 17h44
TIM antecipa Black Friday e dá bônus de internet para clientes Pós e Controle
05/06/2018 - 17h44
Novo aplicativo de transporte é lançado com menores preços e carros só para mulheres
05/06/2018 - 17h44
Feira amplia em 40% espaço para expositores e anuncia nova data
05/06/2018 - 17h44
Aprosoja reforça contrariedade à Moratória da Soja e exige cumprimento da legislação brasileira
05/06/2018 - 17h44
Ginco lança Florais Chapada com diferenciais únicos para a região
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital