NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Economia

27/01/2018 - 09h00
Imprimir

Empresários do comércio pedem derrubada do veto ao Refis para ministro da Indústria

Fonte: Luciane Mildenberger
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Empresários do comércio e serviços de Cuiabá e Várzea Grande participaram de uma reunião com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, e o secretário Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo da Veiga, na tarde desta quinta-feira (25.01), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Também participaram do encontro o governador Pedro Taques, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Carlos Avalone, e o deputado estadual Oscar Bezerra.

Dentre os assuntos abordados com o ministro, os empresários deram ênfase à urgência do Congresso Nacional em derrubar o veto do presidente Michel Temer ao refinanciamento das dívidas tributárias das micro e pequenas empresas (Refis das MPEs). Também apontaram a necessidade de se desenvolver linhas de créditos específicas para o comércio, inclusive com acesso direto do pequeno empresário ao BNDES; solicitaram a postergação do prazo de recadastramento do Microempreendedor Individual (MEI).

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, destacou a importância da reunião, da presença do ministro no Estado e da abertura desses canais com os empresários. Além de enfatizar a necessidade da derrubada do veto ao Refis, ele falou das dificuldades que Mato Grosso enfrenta em relação a conectividade. “A falta de investimento nessa área tem prejudicado muito os negócios dos empresários em todos os municípios em função da dificuldade de acesso à Internet”, completou.

Jonas Alves parabenizou ainda o ministro pela abertura do Fórum das Micro e Pequenas Empresas que foi muito importante e onde a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) possui uma cadeira e um representante. Pediu ainda o apoio para o Congresso Mundial de Câmaras de Comércio que vai acontecer em 2019 no Rio de Janeiro, a ser realizado pela CACB. “Todos esses assuntos são de suma importância para as Associações Comerciais no país inteiro, notadamente a derrubada do veto ao Refis”, afirmou.

Após ouvir as reivindicações da classe empresarial, o ministro Marcos Jorge se posicionou favorável às solicitações e adiantou algumas ações que já estão sendo tratadas dentro do Ministério. Uma delas é a criação de um fundo de aval para facilitar o acesso ao crédito ao pequeno e médio empresário. Ele também se prontificou em levar os anseios dos empresários para Brasília, a fim de dar encaminhamento. “Vamos verificar até onde é possível atender as reivindicações e me comprometo que o meu partido, PRB, irá apoiar a derrubada do veto do presidente Michel Temer ao Refis da micro e pequena empresa”, concluiu o ministro.

Também participaram da reunião os diretores da Facmat e ACC, Edson Luiz e Roberto Peron, e o conselheiro Orivaldo Alves.

CONECTIVIDADE

No final da reunião com o ministro, o presidente da Facmat e ACC, Jonas Alves, em nome das 54 Associações Comerciais e Empresariais (ACE’s) filiadas, que abrangem mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos de Mato Grosso, entregou ao governador Pedro Taques um documento com informações obtidas em 25 ACE´s sobre a qualidade da telefonia e de banda larga no Estado.

“O documento visa demonstrar ao governador como a realidade de infraestrutura do setor de telecomunicações é deficitária e não atende a expectativa dos empresários, atrasando o desenvolvimento das empresas e do próprio Estado, bem como reforça a necessidade de investimentos em infraestrutura de telecomunicações, importante para promover o crescimento de Mato Grosso”, destacou Jonas Alves.
 

  Últimas

27/01/2018 - 09h00
Grupo Plaenge participará da Feira do Imóvel 2018 com condições especiais
27/01/2018 - 09h00
Feira do imóvel 2018 será aberta nesta sexta-feira
27/01/2018 - 09h00
Leilão Mega Cruza oferta 7 mil animais e realiza dia de campo
27/01/2018 - 09h00
Shopping 3 Américas tem baixo índice de desocupação e anuncia expansão
27/01/2018 - 09h00
Greve de caminhoneiros aprofunda crise da suinocultura mato-grossense
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital