NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Esporte

14/09/2018 - 16h58
Imprimir

Primeiro Enduro a Pé no Parque Sesc Serra Azul será no domingo

Fonte: ANDRESSA BOASORTE
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Muito mais que uma prova com desafios e metas, o 1º Enduro a Pé - Sesc Serra Azul 5K, que será realizado no domingo (16 de setembro) pelo Sesc Pantanal, visa promover a aproximação do homem com a natureza e despertar a preocupação com o meio ambiente. Serão 100 participantes, divididos em 20 equipes, que percorrerão a pé cinco quilômetros de trilhas em um dos mais lindos cartões postais de Mato Grosso, o Parque Sesc Serra Azul, localizado no município de Rosário Oeste, distante a 103 quilômetros de Cuiabá. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro.

O Enduro a pé, também conhecido como trekking, é uma prova onde se deve percorrer trilhas preestabelecidas em planilhas com informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. “O enduro não é uma prova de velocidade. A equipe vencedora não é a que chega primeiro e sim a que se sair melhor nos desafios propostos”, explica o analista de Lazer do Sesc Pantanal, Roney Assis.

A largada será no receptivo da Cachoeira Serra Azul. No dia, também haverá oficinas sobre o bioma cerrado e plantio de mudas nativas. Cada equipe recebeu um material com informações sobre o cerrado. De acordo com o chefe de Núcleo de Atividades da Natureza do Sesc Serra Azul, Anderson Florêncio, o foco do evento é estimular a consciência para preocupação e importância do meio ambiente. “Vamos promover a educação ambiental e a vivência junto a natureza. Para isso, haverá no circuito 10 postos de controle e ao passar por estes postos, os competidores responderão às perguntas sobre o bioma. Respostas corretas contarão para a pontuação final”, explica.

Conforme o regulamento, que está disponível no sitewww.sescpantanal.com.br, o trajeto da prova é composto por estradas, trilhas planas, subidas, descidas de dificuldade variável com obstáculos naturais, em área particular que integram o Sesc Serra Azul. As áreas de descanso serão os pontos em que serão concedidos períodos pré-determinados para paradas para reorganização e descanso.

A equipe vencedora será aquela que obtiver a menor pontuação negativa ou atingir o Score. Para incentivar a participação dos moradores da região, foi definido uma quantidade de vagas reservadas para quem reside em Rosário Oeste e no distrito de Bom Jardim (Nobres). As três equipes ganhadoras receberão um troféu e todos os participantes ganharão medalhas.

Para a prova, todos os participantes devem estar munidos do kit que contém camiseta, bandana, squeeze, protetor solar e número de peito. A inscrição também dá direito à flutuação na cachoeira Serra Azul e à descida na tirolesa do parque ecológico.

Serra Azul - O Sesc Serra Azul é uma das unidades que integram o Sesc Pantanal. É um parque ambiental, localizado na região oeste do município de Rosário Oeste (com acesso por Bom Jardim – Nobres – MT) entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. A unidade é voltada para os segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Atualmente oferece as atividades de visitação à cachoeira com flutuação, tirolesa e arvorismo.

 

  Últimas

14/09/2018 - 16h58
Semob garante linhas de ônibus e monitoramento do trânsito na final do Peladão
14/09/2018 - 16h58
Felipe Melo faz golaço Palmeiras vence o Fluminense e amplia vantagem na ponta
14/09/2018 - 16h58
Arena Pantanal recebe final masculina e feminina do Campeonato Bola Cheia
14/09/2018 - 16h58
Sorriso sediará estadual de futsal com vaga para Copa Brasil
14/09/2018 - 16h58
FMF divulga tabelas das finais do Mato-grossense Sub-15 e 17
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital