NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Esporte

13/06/2018 - 12h15
Imprimir

Equipes de Cuiabá são destaque nos IV Jogos Somos Educação 2018

Fonte: PAU E PROSA
A+ A-

As equipes mistas do Colégio Maxi/ECSA tiveram uma excelente participação nos IV Jogos Somos Educação, realizados entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Goiânia (Goiás). A avaliação é da professora de Educação Física e técnica Ana Paula Gusman Amaral Souto. Elas conquistaram várias medalhas, algumas de ouro, nas mais diferentes modalidades, das tradicionais como Basquete e Handebol até Futebol Digital, passando pelo Xadrez.

Pelos cálculos da professora, os Jogos Somos Educação deste ano reuniram cerca de 1000 atletas/estudantes, oriundos de escolas do grupo de quatro estados brasileiros (Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás), além de Brasília (DF). A recepção e organização do torneio, feitas pelo colégio Integrado, de Goiânia (GO), foi impecável, destaca Ana Paula. Segundo ela, chamou atenção também o nível dos jogos, com partidas e provas bastante acirradas.

O alto nível, avalia a professora, valoriza ainda mais o resultado obtido pelas equipes Maxi/ECSA. “Viemos com muitas medalhas. Em vista dos outros, foi o ano que mais nos destacamos. Foi bem disputado mesmo”, festeja. Os alunos voltaram com dois primeiros lugares, seis segundos lugares e sete medalhas na Natação, uma de ouro e seis de prata (confira abaixo os resultados). “Foi uma participação excelente, tanto na questão de resultados como de integração. Então valeu bastante a pena”, comemorou Ana Paula.

Entre os alunos a satisfação também foi grande. Principalmente para uma competidora, Luiza Pinheiro, do 3ºA do Colégio Maxi, que jogou no Handebol e no Futsal Sub 18. “Foi uma grande experiência para mim, principalmente porque foram meus terceiros e últimos Jogos Somos Educação e, em especial, porque a nossa técnica foi a minha primeira professora (Ana Paula) de Educação
Física. Ter terminado com ela meu último ano foi muito especial”, comemora.

Para Luiza, outro ponto a ser destacado nos jogos foi a união das equipes. “Principalmente entre as meninas e os meninos. Foi uma emoção muito grande ter participado. Fiz vários amigos, até hoje a gente conversa com eles. A inclusão, que foi tema dos jogos este ano, também foi muito especial”, avalia. A abertura da competição, vale ressaltar, foi feita pelas bailarinas deficientes visuais do Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual (Cebrav), de Goiânia.

Muito além da competição

Os Jogos Somos Educação não visam somente o esporte. Jaqueline de Vecchi Seviero, diretora de Orientação Educacional do Colégio Maxi, explica que o objetivo de competições do tipo vai muito além da premiação dos atletas e equipes ou identificação de talentos. “A ideia é possibilitar ao aluno ter convivência com alunos de outras regiões, com outras culturas, promover a socialização entre eles, promover o respeito entre eles. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho da realidade desses colegas que moram tão distantes, estabeleceram vínculos emocionais, afetivos”, enaltece.

Os jogos, acrescenta Jaqueline, são importantes para fazer com que eles aprendam a respeitar a opinião do outro, a trabalhar em equipe, respeitar regras, não só esportivas, mas de convivência. “É um momento em que você tem essas crianças também longe dos pais, em que estão exercitando a autonomia, responsabilidade e compromisso. Então, os resultados são muito positivos e a gente também acaba estabelecendo uma proximidade, um vínculo muito maior com esses alunos, que vai além do vínculo profissional. Eles se aproximam mais dos professores, dos coordenadores”, exemplifica.

Resultados:

Handebol Feminino sub 18 - 2° lugar

Handebol Masculino e Feminino sub 15 - 2° lugar

Basquete Feminino sub 15 - 1° lugar

Basquete Masculino sub 15 - 2° lugar

Tênis de Quadra Feminino sub 15 - 1° lugar

Tênis de Mesa sub 15 - 2° lugar

Xadrez sub 15 - 2° lugar

Futebol Digital - 2° lugar

Natação (4 estilos) - 7 medalhas (1 de ouro e 6 de prata)

 

  Últimas

13/06/2018 - 12h15
Atletas de Sorriso conquistam primeiro lugar no estadual da modalidade
13/06/2018 - 12h15
Inscrições para VI Corrida da Advocacia e III Corrida da Advocacia Kids terminam neste sábado (18)
13/06/2018 - 12h15
FMFS abre inscrições para a Taça Mato Grosso de Futsal
13/06/2018 - 12h15
CBF anuncia jogo decisivo do Cuiabá para próxima segunda-feira (20)
13/06/2018 - 12h15
Cuiabá perde para o Bragantino, termina em terceiro e enfrenta o Atlético Acreano no mata-mata
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital