NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Esporte

09/06/2018 - 08h54
Imprimir

Firmino é opção de Tite após ausência no Brasil

Fonte: FOLHA PRESS
A+ A-
Foto: CBF

Há quatro anos, após anunciar Roberto Firmino como um dos convocados para a seleção brasileira, Dunga era criticado por chamar para o time um atleta desconhecido dos brasileiros, que atuava por uma equipe que frequentava o meio da tabela do Alemão.

Hoje, o alagoano de 26 anos é praticamente uma unanimidade na lista do técnico Tite para a Copa do Mundo.

O status do jogador mudou principalmente por seu desempenho na última temporada europeia. No Liverpool desde junho de 2015, ele é visto atualmente como um atacante moderno, que tem presença de área, movimentação intensa e visão de jogo.

A análise é baseada nos números de Firmino na Liga dos Campeões, encerrada no último dia 26. Vice-campeão, o camisa 9 foi o goleador da equipe no torneio -marcou dez vezes, como o egípcio Mohamed Salah- e o líder de assistências, com sete.

Os números, aliás, são responsáveis pela ida do atacante à Europa. Aos 18 anos, após marcar oito gols pelo Figueirense na Série B do Brasileiro de 2010 - ajudando o time a conseguir o acesso -, ele foi contratado pelo Hoffenheim de uma forma inusitada.

De acordo com Lutz Pfannestiel, diretor do clube alemão, Firmino foi descoberto pelo "Football Manager", jogo de computador que simula o dia a dia de um clube. Com equipes e jogadores baseados na realidade, o usuário é colocado no papel de "manager" (espécie de técnico com poderes de dirigente) e precisa planejar os treinos e negociar atletas para o seu time.

Sua contratação custou 4 milhões de euros e gerou críticas, amenizadas apenas quando ele se tornou titular do clube, no ano seguinte.

Após cinco temporadas na Alemanha, o jogador foi contratado pelo Liverpool, com quem tem acordo até 2023.

"Existia desconfiança porque sai muito cedo do Brasil. Joguei praticamente um Catarinense e uma Série B. Hoje, é gratificante ver que o torcedor reconhece o meu trabalho. Começou lá atrás, em Alagoas, e agora tenho a oportunidade de fazer história na seleção", disse Firmino.

O momento e o estilo de jogo do atacante convenceram Tite, que, ainda em fevereiro, adiantou sua convocação.

"Ele é inteligente para jogar. Essa é uma marca muito forte dele", disse Tite em setembro de 2017, após escalá-lo como titular contra a Colômbia, pelas eliminatórias, e deixar Gabriel Jesus no banco.

Na seleção, Firmino ainda tem status de reserva, mas virou uma ameaça para Gabriel Jesus, que alternou altos e baixos na última temporada.

Nascido em Maceió (AL), em 2 de outubro de 1991, o atacante começou sua formação como jogador no CRB. Antes dos 18 anos, se transferiu para o Figueirense, pelo qual estreou como profissional em 2009. Após boa campanha na Série B de 2010, foi para o Hoffenheim, da Alemanha, onde ficou até se transferir para o Liverpool, da Inglaterra, em 2015. Estreou pela seleção em amistoso contra a Turquia, em novembro de 2014.

DESPEDIDA - A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira (8) a foto oficial da delegação que vai disputar a Copa do Mundo da Rússia.

O registro foi feito no centro de treinamento do Tottenham. Lá, o time de Tite realizou a segunda fase da preparação para o Mundial -a primeira foi em Teresópolis (RJ).

A foto é uma tradição na seleção brasileira. Na véspera da Copa de 90, os jogadores posaram com a mão no símbolo da patrocinadora por não concordar com o valor repassado pela CBF.

Nesta sexta-feira (8), a delegação brasileira embarcou para Viena. No domingo (10), o Brasil enfrenta a Áustria, no último amistoso antes da Copa.

Em seguida, a delegação embarca para Sochi, na Rússia. No dia 17, o Brasil enfrenta a Suíça, em Rostov, na estreia no torneio. Cinco dias depois, encara a Costa Rica em São Petersburgo. O time encerra a primeira fase diante da Sérvia.
 

  Últimas

09/06/2018 - 08h54
Flamengo goleia o Paraná e segue na cola da liderança do Brasileirão
09/06/2018 - 08h54
Sport vence o Vasco e aumenta esperanças de ficar na Série A
09/06/2018 - 08h54
Mais um passo na Educação Inclusiva de Várzea Grande
09/06/2018 - 08h54
4ª Corrida Unimed Cuiabá acontece nesse domingo
09/06/2018 - 08h54
Mixto e Grêmio Sorriso começam decidir 6ª vaga na final do mato-grossense Sub-17
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital