NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Artigos

06/06/2018 - 08h12
Imprimir

Estratégia Digital Eleitoral

Fonte: Cláudio Cordeiro
A+ A-

Vale lembrar sempre que quem decide as eleições são as pessoas mais simples, são a maioria, a dona Marlene do bar, o Ditinho cabeleireiro, o Joel entregador. Eles acessam freneticamente as mídias sociais e esse é o formato que irei tecer alguns comentários neste artigo.
A maior missão e dificuldade do profissional de marketing digital durante a campanha eleitoral, não é o tempo que temos para trabalhar com o candidato, a qual sabemos que é muito curto, não é o tecnológico a qual o candidato deveria ser e na maioria das vezes não é, e por fim nem o budgetque nunca alcança o patamar ideal e sim CULTURAL, isso mesmo, a maioria dos políticos brasileiros não gostam dedar satisfação ao eleitor, daí a dificuldade de desempenharmos um bom trabalho.
É por isso que aparecem os charlatões, os picaretas durante as campanhas oferecendo milagres, milhões de curtidas em poucos horas, milhões de disparos para mailings que não levam a lugar nenhum e por aí vai. Você já deve ter encontrado vários por ai, pois é muito comum.
Já aconteceu comigo várias vezes de um candidato inserir na campanha um sobrinho, uma nora ou até mesmo um profissional que entende para caramba de mídias sociais, de Google, de site, porém ele esquece que a pessoa tem que entender de um arcabouço de informações e de critérios políticos.Critérios esses que nos dá a visão do que querem os eleitores, da segmentação e do conteúdo em relação ao planejamento do contexto da campanha.
Para que serve o marketing politico nas redes sociais? Relacionamento? Fã? Aumentar as curtidas? O número de ‘jóinha’? Não, serve para conseguir voto. Serve para você aumentar o seu prestígioque será convertido em voto.
Gente de uma vez por todas esqueçam, bom dia, boa tarde, boa noite, bom final de semana, afff, isso não agrega, só incomoda.Temos que ser diferentes, contar uma história, criar engajamento e conversão com o eleitor, essa é a missão. Temos que falar da realidade do eleitor, algo que agregue a ele, que resolva o problema do eleitor. É precisotrafegar sobre o desejo e a ótica do eleitor.
O que o eleitor quer? Ele quer saber o que o candidato vai fazer para melhorar a vida dele.Ele quer saber a história do candidato. Ele quer saber sua opinião sobre os temas atuais e qual é a sua trajetória, sobre a vitória em sua carreira, como o candidato fez para chegar lá.
Um site bom, tem que ser um site blog na plataforma WordPress, já testado, responsivo, que integre as mídias sociais e converse com o Google e nada mais, o site do Mauricio Macri pode ser um exemplo. O site tem que ter, quem sou, o que penso, e o que farei (propostas), site para governador. Não é porque um site cabe muita coisa que devemos lotar com tudo que aparece apenas para satisfazer o ego da militância.
Saber as diferenças sobre as mídias sociais e sua aplicabilidade este é o segredo. Não adianta fazer um filme e colocar no ‘Face’ e usar o mesmo no YouTube, pois são canais totalmente diferentes, com propostas totalmente diferente. O YouTubeé concorrente do Facebook, então terá muito pouca indexação, daí o que importaé subir o vídeo pelo próprio Face e com caracteres para indexar com o Google e principalmente respeitar o modelo do Facebook, entre outros.
Não podemos esquecer, mais o vídeo tem que ser bom.Essa coisa de que vídeo para internet tem que ser feito de qualquer maneira isso não existe.Tudo tem que ser pensado e produzido.E aqui vai uma dica especial, lembre sempre dos conceitos de Paul Joseph Goebbels e de Jean MarieDomenach (importantíssima leitura e conhecimento, eu recomendo.), pois tudo depende da narrativa, tudo depende da história que você conta, pois vocêdever levar entretenimento deve desenhar uma narrativa. Quem fez isso muito bem é o Crivella.
O que não fazer na mídias sociais: compra de seguidores, pois isso não dá engajamento além de ser muito prejudicial, a qual é rechaçado pelo algoritmo do Google bem como peloEdRank do face(http://fernandarabaglio.blogspot.com/2013/05/o-que-e-como-funciona-o-ed-rank-do.html ), gente e isso acontece mais do que vocês pensam. Outra coisa, a compra de mailing, emkt, SMS, WhatsApps,... pois você tem que fazer um trabalho de coleta e saber o que ele quer de forma segmentada.
Efeito Groundswell, isso é mais realidade do que nunca.As pessoas entram no face indiscriminadamente, toda hora, quando acordam, antes mesmo de se levantarem, e acabam criando uma corrente, a principal ideia do livro é o conceito do título (Groundswell), que explica um dos principais fenômenos da web atual: a viralização e o descontrole da disseminação.A internet móvel é a primeira tela de todo mundo, daí o mobile é o foco.
O Instagram,é mais imagem que texto.Público mais jovem e serve muito para humanizar a mensagem. Já o twitter, a maioria vai achar difícil, a ferramenta é importante, porém pouco usada em Mato Grosso.Para finalizar, alguns conceitos e preceitos que devem nortear todos os estudos, planejamentos e direcionamentos numa campanha majoritária ou proporcional:
Diferenciais;
Arquétipo;
Visão do candidato;
Qual a essência?;
Porquese tornou um político?;
Qual o valor do candidato;
O que você espera do futuro?;
Qual o tom de voz será usado na internet?;
Semântica;
Quais são os regionalismos?;
Quais são os jargões?;
Quais são as citações;?
Quais são as referências?;
Quais são as argumentações?;
Quais são os procedimentos?;
Quais são os conteúdos?;
Qual o objetivo?;
Qual é seu público?;
Qual o comportamento do eleitor?;
Qual canal?;
Qual segmento?;
Lives?;
Chatbot?;
Entrevistas com blogueiros?;
Instagram?

Cláudio Cordeiro - Publicitário/Marqueteiro/Advogado
Publicista do Festival Internacional de Propaganda-ALAP
Diretor da Gonçalves Cordeiro
Membro da ABCOP/FENAPRO/SINAPRO-MT

 

  Últimas

06/06/2018 - 08h12
Envelhecimento, um grande desafio
06/06/2018 - 08h12
Essa obra não é minha, o legado!
06/06/2018 - 08h12
Todos contra a MP 841
06/06/2018 - 08h12
Participar para mudar
06/06/2018 - 08h12
Cimento ósseo é um aliado no tratamento das fraturas vertebrais por osteoporose
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital