NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Artigos

08/03/2018 - 08h27
Imprimir

08 de Março - Dia de Prevenção da Doença Renal

Fonte: Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis
A+ A-

Num passado muito próximo, todas as crianças com falência das funções dos rinsmorriam... o reconhecimento da nefrologia pediátrica como disciplina médica, se deu apenas em 1970! Em nossa Capital, Cuiabá, faz aproximadamente um ano a inauguração de um serviço de hemodiálise para essa população, e ainda temos estados brasileiros sem poder disponibilizar tais recursos terapêuticos para seus “pequenos” cidadãos. Podemos aventar que a singela repercussão na sociedade brasileira de tal especialidade, seja o fato de grande parte dos brasileiros ignorar os sinais de alerta para o aparecimento de doenças que acometem o rim na infância.

 

Pensando neste gargalo... a Sociedade Brasileira de Nefrologia se empenhada na divulgação dessas informações, e como membro multiplicador viemos por esse veículo alertar pais e responsáveis para a prevenção da doença renal na infância.

 

Os sinais de risco que devem ser reconhecidos são: crianças com mais de 05 (cinco) anos que persistem fazendo xixi na cama; escapes de urina e fezes na roupa íntima; urgência para iniciar a micção; dor abdominal importante associada a dificuldade para urinar; jato urinário fraco; urina vermelha lembrando água de carne ou coca-cola; urina espumosa;inchaço/edema;infecção urinária; cálculo ou “pedra” nos rins; portadores de diabetes;anemia crônica; distúrbios de crescimento; obesidade; cardiopatas e prematuros podem ter as alterações renais diagnosticadas com exames simples e de fácil realização. Se você conhece uma criança e/ou adolescenteque apresenta um desses sintomas, por favor, leve-o para uma consulta médica com um nefropediatra. A prevenção sempre é o melhor caminho!!!

 

 

Dra Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é nefropediatra da Gastro MT e Unidade Avançada Santa Rosa Tower - CRM/MT 6596

 

  Últimas

08/03/2018 - 08h27
Sacolas plásticas e reformas fiscais
08/03/2018 - 08h27
O avanço da direita no Brasil
08/03/2018 - 08h27
A idade da razão
08/03/2018 - 08h27
A importância de um cirurgião plástico habilitado na realização de uma lipo
08/03/2018 - 08h27
Como acolher o novo colaborador
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital