NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Artigos

30/09/2017 - 09h55
Imprimir

1º de Outubro é Dia Internacional do Idoso

Fonte: Jerônimo Urei
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Instituído pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de dar visibilidade às questões inerentes a Pessoa Idosa, sensibilizando a sociedade para as questões do envelhecimento e seus desafios no que se refere, sobretudo, ao fortalecimento de políticas públicas para atender a crescente demanda.
Conforme dados do IBGE, nossa capital possuía em 2010, 8% da população com mais de 60 anos, nos dias de hoje estimamos algo em torno de 10%, que chegará facilmente em 2020 com uma população podendo atingir de 12% a 14%, isto é, considerando as pessoas com idades entre 50 e 55 anos.
Em 2017 em resposta a esse aumento da demanda tivemos alguns avanços no município, mas, muito aquém da real necessidade. Destacamos a efetivação do Fundo Municipal de Apoio a Politica do Idoso – FUMAPI, que neste ano, com as destinações efetivadas pelo Banco Itaú e a Energisa possibilitaram incrementar as atividades nos Centros de Convivência dos Idosos (CCIs), com: aulas de dança, oficinas de artesanato, inclusão digital, e ainda, estaremos realizando em parceria com a Prefeitura de Cuiabá eventos voltados para a população Idosa como na 11ª Semana do Idoso durante o mês de outubro com diversas atividades, entre elas esportivas e recreativas.
No entanto os desafios são muitos, e para 2018 o COMDIPI através do Fundo Municipal de Apoio a Politica do Idoso - FUMAPI, portanto esperamos que os recursos destinados em 2017 para ser executado no ano subseqüente, possam custear um mapeamento socioeconômico da população idosa de Cuiabá como vistas a elaboração do Plano Municipal da Pessoa de Cuiabá.
A destinação para esses fundos não implica em nenhum gasto adicional aos apoiadores, pois eles já são contribuintes do Imposto de Renda, somente destinarão, na hora de efetuarem o pagamento devido a Receita Federal, parte dos valores para os fundos do idoso, o que permitirá o fortalecimento das ações de atendimento às pessoas idosas no município de Cuiabá.
Esses recursos deverão ser aplicados na ponta, nas ações dos Centros de Convivência de Idosos - CCIs e Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, como também na implantação e manutenção de Instituições de Longa Permanecia de Idoso – ILPI, ou ainda, de Centros Dia, serviços muito importantes a serem ampliados e implantados, em nossa Capital.
Nessa direção, o COMDIPI - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, através do FUMAPI estará até dezembro de 2017, com a campanha para sensibilizar a classe empresarial de Cuiabá e Mato Grosso para destinarem parte do seu imposto devido ao Fundo.
Por fim, que tenhamos a consciência que fortalecer a Política Pública para a Pessoa Idosa é, para além de respeito, é um ato de humanidade.

 

*JERÔNIMO UREI – Advogado, Administrador, Servidor Publico Municipal e Presidente do COMDIPI.
• Quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência e o amor.
• É com os idosos que podemos aprender mais sobre a vida.

 

  Últimas

30/09/2017 - 09h55
Sorriso perfeito é o natural
30/09/2017 - 09h55
Consumidor Fluido, quem sao eles?
30/09/2017 - 09h55
Olhar para onde os jovens estão olhando
30/09/2017 - 09h55
Quimioterapia sem queda de cabelo: é possível?
30/09/2017 - 09h55
Heróis da Educação
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital