NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

29/04/2011 - 08h04
Imprimir

Delúbio é anistiado pelo PT

Fonte: Agência Estado
A+ A-

Expulso do PT há cinco anos e meio, no rastro do escândalo do mensalão, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares será anistiado pelo partido neste fim de semana. Delúbio protocolou ontem, em reunião da Executiva Nacional, o pedido de refiliação, que deverá passar hoje pelo crivo do Diretório petista. O processo de reabilitação do tesoureiro provocou reações no partido. Secretário de Finanças do PT durante mais de três anos, ele conta com o apoio de aproximadamente 59 dos 84 integrantes do Diretório. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende o retorno de Delúbio, seu amigo há 30 anos, mas chegou a manifestar receio de que a anistia, agora, contaminasse o processo dos réus do mensalão.

 

 "A partir do momento em que houver a reintegração (do Delúbio), esse tema voltará à tona e, com a repercussão, a possibilidade de interferência no julgamento é grande", concordou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), numa referência ao julgamento do caso, previsto para 2012. "De qualquer forma, não houve condenação formal e o partido não pode manter uma pena ad eternum". Embora as correntes que detêm o controle no PT estejam dispostas a reabilitar o ex-tesoureiro, sua volta já provoca protestos. O ex-ministro Patrus Ananias, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o senador Delcídio Amaral (MS) são integrantes do Diretório Nacional, mas faltarão à reunião de amanhã e sábado por discordarem do perdão a Delúbio.

 

Na carta que enviou ontem à Executiva, o ex-tesoureiro lembrou que nunca foi filiado a outro partido. "Eu sou PT de formação e de coração", escreveu ele. Acusado de recolher R$ 55 milhões em "recursos não contabilizados", na campanha presidencial de 2002, Delúbio foi expulso por gestão temerária, mas disse não guardar mágoa de seus pares. Na prática, receberá a anistia por ter ficado em silêncio desde a maior crise que atingiu o governo Lula e dizimou a cúpula do PT.

  Últimas

29/04/2011 - 08h04
MPF emite recomendação aos proprietários de postos de combustíveis
29/04/2011 - 08h04
Lideranças criticam Governo por R$ 10 mi desperdiçados em obras inacabadas
29/04/2011 - 08h04
Recomendações diante da baixa umidade do ar são reforçadas pela Prefeitura
29/04/2011 - 08h04
Servidores envolvidos em irregularidades na SEMA foram exonerados
29/04/2011 - 08h04
Janaina vai atrás de assinaturas que faltam para CPI e também buscará a Justiça
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital