NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

11/10/2018 - 18h25
Imprimir

Karnal fala sobre polarização nas eleições, democracia e corrupção em palestra para 2 mil pessoas

Fonte: PAU E PROSA
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

Ética e corrupção no mundo contemporâneo. Este foi o tema abordado pelo historiador e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal, no Fórum de Responsabilidade Socioambiental do Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim). Ele falou para cerca de 1.900 pessoas, na noite desta terça-feira (09), em Cuiabá, entre médicos cooperados, colaboradores e sociedade civil.

Ele falou sobre o momento político atual e analisou o resultado da eleição realizada no dia 7 de outubro. “Há um descrédito com a política muito grande, tanto que tivemos muitas pessoas votando em pessoas que não pareçam ligadas a partidos tradicionais, grandes lideranças foram excluídas nesta última eleição e há uma renovação quase inédita na Câmara Federal. Alguns já notaram que quem realmente manda no Brasil, as forças, instituições, bancos e empresas que realmente mandam no País não estão concorrendo a cargo algum, e continuarão mandando do mesmo jeito”.

Karnal também frisou a importância do regime democrático para a retomada do debate de ideias. “O contraditório é típico da democracia, é o único campo em que eu posso pensar diferente do outro e que meu adversário não é meu inimigo, ele apenas pensa diferente de mim. A polarização em si não é o problema, a questão é que muitas pessoas dos dois lados acham que a única solução é a eliminação do outro lado, não convivem com o diálogo e acusam sempre o outro lado de ser o causador da polarização. As pessoas têm sempre que defender a democracia, que nunca é perfeita, nunca é unânime, só o fascismo tem uma só voz, e só o fascismo é unânime, porque quem discordar é imediatamente eliminado”.

Esta foi a 13ª edição do Fórum, que todos os anos é gratuito e aberto ao público em geral. Para o presidente do PróUnim, André Palma, o tema abordado pelo palestrante é de extrema importância diante do contexto político atual. “Foram reflexões importantes que o professor Karnal trouxe junto à população, essa é a grande possibilidade de transformar, e é o que nós buscamos fazer”.

A aproximação com a sociedade também foi ressaltada pelo presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Junior. “Eu sou fã do Leandro Karnal e acredito que temos um público recorde nesse evento também por conta da escolha do palestrante. Fico muito feliz de estar junto com a sociedade, os cooperados, colaboradores e demais parceiros, pois promover momentos como este de interesse público faz parte da nossa responsabilidade social”.

A diretora de Mercado da Unimed Cuiabá, médica cooperada Suzana Palma, frisou que a ética está diretamente relacionada com a transparência empresarial. “Nós sabemos que cooperar é fundamental, as empresas conseguiram perceber que não dá para focar apenas no lucro para acionistas, proprietários, mas que todos os elementos que compõem o funcionamento da empresa são importantes e, principalmente, a sociedade”.

Tom sarcástico e assertivo

Conhecido pelo tom assertivo e sarcástico, Leandro Karnal manteve a plateia atenta por mais de uma hora. Pela segunda vez no Fórum de Responsabilidade Socioambiental do PróUnim, o engenheiro sanitarista Walter Correia Carvalho Junior, de 33 anos, elogiou o evento e gostou da abordagem do palestrante. “Eu gostei do tema, era o que eu estava esperando, eu acompanho o trabalho do Karnal pelas redes sociais e é sempre muito bom ouvir o que ele diz, são temas sérios, mas ele consegue abordar com bom humor”.

A médica cooperada Cristina Inocêncio, diretora administrativa da Oncomed, também aprovou a iniciativa. “A ética é uma questão fundamental, que deve ser debatida, e a gente tem que passar isso para as outras pessoas. Acredito que todos que participaram serão multiplicadores desses valores tão importantes, como respeitar o próximo e não fazer ao outro aquilo que não quer para si".


 

  Últimas

11/10/2018 - 18h25
Transparência Pública foi uma dos temas trabalhados durante ação da Controladoria Municipal
11/10/2018 - 18h25
Prefeitura aprova projeto do Rotary, para monumento no Cemitério do Cai-Cai
11/10/2018 - 18h25
Rede de Proteção 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente discute proteção
11/10/2018 - 18h25
Pedro Taques quer liberação do FEX para pagar salários dos servidores
11/10/2018 - 18h25
Neurilan é reeleito para seu terceiro mandato na AMM
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital