NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

13/06/2018 - 19h43
Imprimir

Projeto Mulher Empoderada & Empreendedora, da BPW Cuiabá terá fase piloto na Cidade de Maria

Fonte: ASSESSORIA
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

O primeiro passo para atuação efetiva na parceria da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais -BPW Cuiabá com a Cidade de Maria- complexo sustentável, religioso e inteligente foi dado na manhã do dia 13 de junho. A criadora do projeto “Comunidade de Aliança”, Iracema Caldas, a presidente Zilda Zompero e a conselheira superior da organização, Sueli Batista participaram de reunião de trabalho com gestores da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora de Livramento. Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Rural, José Eugênio Maciel e a secretária de Assistência Social, Elizabeth Leite de Oliveira Teodoro.

Diagnóstico do entorno

Para que inicie um trabalho para elaboração específica de um projeto sustentável junto a comunidade do entorno da Cidade de Maria, que será construída na região pantaneira, há 25 quilômetros da capital mato-grossense, município de Nossa Senhora do Livramento, a BPW Cuiabá necessitará de um diagnóstico econômico, educacional e social. A presidente Zilda Zompero deseja com isso, atender ao tema estabelecido pela Organização das Nações Unidas-ONU, na CSW/62 - Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, que acontece todos os anos em Nova Iorque-EUA, e que neste ano discutiu em março, os desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas rurais.

Sueli Batista, que expert em projetos, disse que é preciso saber o que a comunidade deseja, levantar suas necessidades para ir ao encontro de seus anseios. A organização terá por objetivo inicial, atender quatro comunidades, beneficiando com projetos de responsabilidade social, visando o empoderamento e o empreendedorismo, de mulheres rurais.

Ambos secretários se comprometeram em fazer o levantamento para o diagnóstico e assim que estiverem com as informações que subsidiarão o projeto Mulher Empoderada & Empreendedora, será dado o início das primeiras ações para a execução do projeto junto a comunidade. Iracema lembrou que consta na missão da Cidade de Maria erradicar a pobreza e a injustiça social, edificando um sistema econômico e uma sociedade humana de partilha. O projeto, entretanto, vem ao encontro do que se pretende para o local, onde futuramente terá o Centro de Empreendedorismo da BPW.

José Eugênio falou que o município com apoio do Sebrae já está iniciando um trabalho sustentável, tendo programas voltado ao peixe, ao leite e hortifrutigranjeiro. São desenvolvidos projetos tanto nas áreas de produção, quanto de gestão e comercialização. Ocorre também, mensalmente com data fixa uma feira que contempla a agricultura familiar, a gastronomia, a arte e a cultura. O Sebrae desenvolveu uma marca que irá como selo em todos os produtos que recebeu o nome de “É de Livramento”. Além disso para assegurar a qualidade o Serviço de Inspeção Municipal expede um selo para os produtos que obedecem todos os requisitos de qualidade, englobando as instalações dentro das normas de higiene.

As dirigentes da BPW e a coordenadora do projeto mantiveram, na oportunidade, contatos com a analista técnica do Sebrae, Valéria Pires, que está atuando no projeto do Peixe, e o técnico de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Livramento, Eliseu Tirlani, que atual nos projetos citados.

Após a reunião ocorreu a segunda visita da BPW à Cidade de Maria, quando foi mostrada as instalações da casa, na qual será estruturada a sala de treinamento do projeto piloto. "Um passo inicial muito importante para se avançar", diz a presidente Zilda Zompero.

Sobre a Cidade de Maria

O projeto da Cidade de Maria foi idealizado por Iracema Caldas há 7 anos, e surpreendeu por sua grandiosidade. No complexo será instalado o Hospital Beneficente São Pio - Amigos da Visão, ideia do empresário Sadi dos Santos, com capacidade para seiscentas consultas dia e mil cirurgias mês; o Santuário destinado a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, da qual Iracema é devota; áreas residenciais, onde serão edificadas, baseadas no conceito de sustentabilidade, o “Senior Living” ou Moradia de Idosos e a “Street Maal” um espaço privilegiado para vivência concreta e aplicação, na prática, da economia de partilha, onde indústria e comércio serão fontes geradoras de emprego e renda, e terá local de estudo para estudantes das universidades e institutos de educação, e o Centro de Empreendedorismo BPW, que surgiu no âmbito das discussões da parceria da organização no local. 

  Últimas

13/06/2018 - 19h43
Lucimar anuncia R$ 110 milhões para pagar salários de outubro, novembro, 13º
13/06/2018 - 19h43
Prefeito recebe visita dos representantes da Marinha do Brasil
13/06/2018 - 19h43
Outubro Rosa: Assistência Social orienta mulheres sobre direitos sociais
13/06/2018 - 19h43
Emanuel recebe ministro Carlos Marun para visita técnica às obras do novo PS
13/06/2018 - 19h43
Artéria dos Elementos reinaugura Clube Feminino como espaço de exposições
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital