NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

16/05/2018 - 17h34
Imprimir

Desfile Cívico-Militar reuniu mais de 20 mil pessoas na Couto Magalhães

Fonte: KATIA PASSOS
A+ A-

Com o desfile cívico-militar a Prefeitura Municipal de Várzea Grande marcou o encerramento da programação festiva dos 151 anos de Fundação do município. Um grande público, com cerca de 20 mil pessoas, a Avenida Couto Magalhães ficou totalmente tomada pela população que foi prestigiar o evento que contou também com a participação de 1000 estudantes da Rede Municipal de Ensino, Instituições de Ensino Tecnológico, além do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Guarda Municipal e instituições parcerias.

O Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer – abriu o desfile, com o voo panorâmico do helicóptero da corporação, com show aéreo. O helicóptero sobrevoou avenida e fez demonstrações as autoridades presentes, no cumprimento de abertura, o que provocou atenção e curiosidade do público presente. Logo após a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada apresentou o seu pelotão, acompanhados pela Banda Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

A Escola Municipal de Educação Básica – EMEB - “Rita Auxiliadora de Campos Cunha”, localizada no bairro Mapim, abriu o desfile das unidades escolares trazendo para o palco as bandeiras oficias e balões que deram um colorido a mais durante a apresentação. E dentro do tema escolhido “Como é bom morar em Várzea Grande”, os alunos das escolas municipais mergulharam na história da cidade e durante o desfile puderam mostrar um pouco mais da cultura regional, e personalidades que de uma forma ou de outra contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do município.

O Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI – “Miguelina Campos Silva”, do bairro Vila São João, levou para a Couto Magalhães um carro alegórico com crianças que são atendidas nas unidades, alusão ao jardim de infância.

Já os alunos da EMEB “Jayme Veríssimo de Campos Junior” – Jaiminho - encheram a via com sombrinhas destacando o calor sentido em Várzea Grande, o térmico e o humano numa demonstração de alegria de viver na cidade onde mora, cujo objetivo dos alunos foi o de mostrar a população que todos podem sorrir feito criança.

O ponto alto do desfile foi a participação expressiva da Secretaria de Assistência Social que levou para a avenida todos os programas socioassistenciais idealizados pela pasta e que fazem a diferença na vida de crianças, jovens, mulheres, idosos e de famílias que estão tendo a oportunidade de ter uma vida melhor, quer seja pelos projetos de microempreendedorismo, de capacitação e de acolhimento.

Para Ivani Ferreira da Silva, moradora do bairro Jardim Imperial é emocionante assistir ao desfile, disse que todos os anos vem para a avenida e sempre se emociona. “Ver o alunos e as fanfarras me faz lembrar o tempo em que eu também estudava, porém a apresentação do pelotão da Polícia Militar faz do desfile um espetáculo a parte”.

Joana Conceição do Amaral, moradora do Eldorado, trouxe a neta de seis anos para ver o desfile. “É a primeira vez que ela participa do evento e pelo jeito de satisfação, acredito de gostou bastante. Hoje ela vai ter o que contar para os pais depois que eles chegarem do trabalho”, comentou.

Já o senhor Laerte Apolônio de Bezerra, que reside em Campo Verde, aproveitou o feriado de 15 de Maio e veio visitar o filho que mora no bairro Cristo Rei. “Fazia anos que eu não assistia um desfile tão lindo como este e fiquei surpreso com a quantidade de gente, que vieram assistir a essa bela apresentação. Gostei de tudo o que vi aqui e o passeio valeu a pena”.

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, o desfile é um acontecimento importante e que faz parte da programação alusiva ao aniversário de Várzea Grande, e que envolve todos os anos grande parte da população e comunidade escolar. “É um momento muito especial e aguardado por todos, principalmente, pelos alunos e demais pessoas que participam do desfile, e também para nós que fazemos parte da organização do evento. É uma oportunidade de expressar o amor por essa cidade e de também reverenciar os 151 anos de Várzea Grande”.

Fidelis ressalta ainda que Várzea Grande encontrou o caminho do desenvolvimento, por isso tem bons motivos para festejar a dada. “A cidade vive uma nova fase, com recuperação da credibilidade política e administrativa. Além disso, o município vem recebendo investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e, principalmente, na Educação, então temos sim muito que comemorar”, assegurou o secretário destacando a partir do segundo semestre a equipe já estará pesquisando temas que poderão ser abordados no próximo ano, e que com certeza a mesma grandeza do desfile realizado neste ano será repetido nos próximos anos”, finalizou.

 

  Últimas

16/05/2018 - 17h34
Registro de Selma será julgado no dia 24 de setembro
16/05/2018 - 17h34
Área na Morada do Ouro irá receber o plantio de mais de 3.500 mudas de árvores
16/05/2018 - 17h34
Antonio Joaquim luta para voltar ao TCE
16/05/2018 - 17h34
O caminho para os jovens é somente a educação
16/05/2018 - 17h34
Wellington defende que Saúde seja conduzida por servidor especialista
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital