NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

12/02/2018 - 07h51
Imprimir

Agricultura Familiar de Várzea Grande ganha reforço com a chegada de novos equipamentos

Fonte: ASSESSORIA
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

O projeto ‘Nossa Feira Itinerante VG’ será reforçado a partir desse mês em Várzea Grande. Na manhã de hoje (9), a prefeita municipal Lucimar Sacre de Campos,e o secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias, receberam do governo do Estado, 38 novas barracas para feirantes e um conjunto de patrulha mecânica agrícola, formado por um trator, uma carreta agrícola , uma grade de arado e um distribuidor de calcário.

O evento foi realizado na Central de Comercialização da Agricultura Familiar, localizada na Avenida Mário Andreazza em Várzea Grande, que reuniu cerca de 20 prefeitos mato-grossenses, que tiveram seus municípios contemplados. Ao todo 311 novas bancas foram entregues para padronizar feiras livres de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães e incentivar a produção em outras cidades do Estado. Foram entregues também 16 conjuntos de patrulha mecânica. Os recursos para aquisição dos equipamentos foram destinados, via emenda parlamentar do deputado federal, Fábio Garcia e investimentos próprios do Estado. Com o evento de hoje, como destacou o governador Pedro Taques, a sua gestão completa R$ 20 milhões de investimentos no segmento da agricultura familiar. “Só de resfriadores de leite são 500 e outras 200 patrulhas mecânicas agrícolas, inclusive em Várzea Grande”.

Conforme o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, esses investimentos têm como objetivo incentivar o feirante no que tange a comercialização e quanto à padronização e melhor apresentação das barracas de feira. Todos esses novos modelos são cobertos com lona pvc, banca com tablado, balcão sanfonado e possuem tamanho 3mx2m. “É um modelo que atende à necessidade de logística das feiras itinerantes”.

Para a prefeita de Várzea Grande, anfitriã do evento, a organização, o funcionamento e os resultados que agricultura familiar está contabilizando no Município podem servir de modelo para outras cidades. “Sabemos que se trata de um segmento da atividade econômica que sem apoio não traz resultado. Porém, havendo estímulo, incentivo e apoio, o que temos é totalmente palpável, vem parar na nossa mesa, é a fartura de variedades e quantidade de produtos frescos e de alta qualidade”. A prefeita destacou ainda que 2017 foi um ano de concretizações para a agricultura familiar da cidade, com o fortalecimento das feiras itinerantes e sua expansão pela cidade. “A feirinha chega hoje a toda população porque está presente nos grandes bairros, no Paço Municipal e até no shopping, aliás, no shopping, a feira começou com uma dia na semana e hoje vai de quarta a sábado”, exclamou.

A secretária municipal Helen Farias destacou que as novas barracas além de substituir as bancas já em uso pelos feirantes, abrem espaço para a inserção de novos pequenos agricultores que queiram fazer parte do programa e trazer para mesa da população seus produtos.

“Desde o ano passado, os várzeagrandenses estão tendo acesso a produtos frescos, orgânicos e chancelados pelos pequenos agricultores do Município. Além de qualidade, hortifrutigranjeiros, frutas, compotas, doces e até artesanato estão chegando a preços acessíveis, já que o modelo da feira itinerante elimina a figura do atravessador”.

Ao eliminar o ‘atravessador’, como explica o presidente da Associação Roças e Feiras, Carlito Gonçalves de Miranda, há uma redução de preços de cerca de 20%. “Além do ganho no preço, pela economia, o consumidor ganha com a durabilidade de um produto, pois eles vêm frescos para as bancas”. Como exemplo, Carlito citou um saquinho de quiabo. Como afiançou, quem comprar o quiabo hoje terá, “com certeza, uma leguminosa excelente para preparo e consumo até a próxima segunda-feira”. Sobre o preço ele disse que por R$ 10 se compram quatro saquinhos de legumes.

“Do quiabo, ao maxixe, cenoura, tomate e beterraba, o cliente pode levar o que quiser”. Vale lembrar, que conforme Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foram vilões do orçamento das famílias, em janeiro, o tomate, com alta de 84,85% e a batata com outros 14% de reajustes.

FORTALECIMENTO - O projeto ‘Nossa Feira Itinerante VG’ foi criado e vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável. O ano passado fechou com cinco pontos e 12 feirantes. Para 2018 está prevista o incremento de novos feirantes e novos bairros atendidos e horários estendidos, como explica a secretária da Pasta, Helen Farias Ferreira.

Levantamento da secretaria municipal mostra que 911 famílias que vivem e sobrevivem do ambiente rural no Município garantindo toda semana a oferta de frutas, verduras e legumes frescos. A localidade rural que possui a maior movimentação econômica na agricultura familiar é o Distrito do Limpo Grande. A secretária Helen explica que além de fomentar a demanda, a prefeitura tem levado assistência técnica e auxiliando na comercialização da produção.

“A feira livre pode ser considerada a mais significativa opção disponível para os pequenos agricultores de base familiar comercializarem seus produtos. Os agricultores familiares, que optam pela feira livre, têm como principais condicionantes a questão do relacionamento direto com os consumidores, onde os mesmos criam vínculos sociais e de negócios”, reforçou o secretário Jayme Campos, ao visitar as bancas em pleno funcionamento. “Muitos desses produtos têm como origem sítios e chácaras de Limpo Grande e assentamentos rurais como o Sadia III”.

_____________________________ 

  Últimas

12/02/2018 - 07h51
10ª Expovera 2018 lota arena da área de Lazer Irmã Adélis
12/02/2018 - 07h51
Governo Pedro Taques aumentou orçamento da saúde para os municípios
12/02/2018 - 07h51
Fávaro recebe demandas de saúde e infraestrutura para o sul do Estado
12/02/2018 - 07h51
SR-DNIT MT revitaliza sinalização em Alto Garças
12/02/2018 - 07h51
Pedro Taques garante que não irá prorrogar o Fethab 2
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital