NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

05/12/2017 - 18h18
Imprimir

Decreto de Janaina retoma autonomia de Conselhos Comunitários de Segurança

Fonte: Laura Petraglia
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) e o deputado Wancley Carvalho (PV) reuniram na manhã desta terça-feira (05.12), em audiência pública, líderes comunitários e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para debater acerca do decreto governamental 1.030/2017 que subordina a atuação dessas entidades ao Poder Executivo. Segundo os presidentes dos Consegs o decreto do governo fere do direito constitucional dos cidadãos de livre associação, uma vez que os Conselhos são de caráter privado.

Na sessão noturna desta terça-feira deve ser votado o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da deputada Janaina e que susta os efeitos do decreto governamental. A expectativa dos membros dos Consegs é que o decreto do governo seja revogado o mais rápido possível para que eles tenham autonomia para trabalhar.

“Os CONSEG´S são patrimônio da sociedade civil, compostos majoritariamente pela sociedade civil e têm natureza jurídica privada, são associações, constituídas a partir do agrupamento de entidades e lideranças da comunidade com o propósito de auxiliar e fiscalizar a política de segurança pública. Não são órgãos subordinados à Administração Pública. Com ela fazem parcerias, para o bem da população, sem, porém, receberem ordens ou serem submissas", justifica.

De acordo com a parlamentar, antes de apresentar o decreto que susta os efeitos ato do governo, a demanda foi levada ao líder do governo para que intermediasse o diálogo entre o Poder Executivo e os Consegs, mas não houve avanço.

"Eu havia dado um tempo para o líder do governo tentar resolver isso, mas infelizmente não deu. As mudanças impostas pelo Decreto Governamental são autoritárias e não deveriam ser feitas por esse instrumento, mas sim discutidas com todos os interessados", finalizou.

 

  Últimas

05/12/2017 - 18h18
Medeiros volta a ser senador com liminar do TSE
05/12/2017 - 18h18
Jayme Campos declara R$ 35,2 milhões em bens, o candidato mais rico ao Senado
05/12/2017 - 18h18
Fávaro, Jayme e Mauro se reúnem com 19 vereadores em Várzea Grande
05/12/2017 - 18h18
Relógio dos 300 anos começa a ser construído próximo à Praça Oito de Abril
05/12/2017 - 18h18
Taques aposta em nova etapa de desenvolvimento em MT
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital