NEWS CUIABÁ
Últimas Notícias Mato Grosso Política Artigos Esportes Economia Variedades Meio Ambiente Brasil Mundo

/ Política

12/08/2017 - 16h47
Imprimir

Maluf prestigia posse de membros do Cedtur

Fonte: RENATA NEVES
A+ A-
Foto: REPRODUÇÃO

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB), participou da cerimônia de posse dos membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur), realizada na noite desta sexta-feira (12), na sede da Câmara de Dirigentes Logistas de Cuiabá.

A criação e homologação do conselho é resultado de articulação do parlamentar junto ao Governo do Estado e ao segmento turístico. Durante a cerimônia, Guilherme Maluf comemorou a conquista e destacou a importância da criação de um conselho com caráter consultivo, propositivo, deliberativo e superior de assessoramento e integração.

“Sempre levantei a bandeira do turismo por entender que o estado de Mato Grosso tem um potencial riquíssimo, que vai muito além do agronegócio. A criação desse conselho era uma demanda antiga do setor. Eu abracei essa causa e a apresentei ao governador Pedro Taques, que prontamente atendeu o nosso pedido, pois sabe da importância do setor para o desenvolvimento do estado. Agora, esse conselho irá nortear a definição de políticas públicas para o turismo e seus membros poderão dar continuidade à luta em prol do segmento, independentemente da troca de gestões”, declarou.

O deputado também defendeu a implantação de uma companhia mista, de iniciativa pública e privada, para fomentar a captação de eventos para o estado.

“Precisamos de mecanismos para captar eventos para o estado e, assim, movimentar a nossa economia. A implantação de uma companhia mista é uma iniciativa moderna para atrair esses eventos que já tem sido colocada em prática em outros estados”, ressaltou.

O presidente da Confederação Nacional de Turismo Regional de Mato Grosso, Jayme Okamura, agradeceu ao deputado pelo empenho em prol da criação e homologação do conselho.

“A criação de um conselho com caráter deliberativo, e não meramente consultivo, foi uma grande vitória conquistada graças ao apoio do deputado Guilherme Maluf. Sua articulação junto ao Governo do Estado foi decisiva e possibilitou o atendimento dessa demanda pela qual o setor vinha lutando há cerca de 10 anos. Agradecemos também ao governador Pedro Taques pela sensibilidade em relação à importância do conselho e pelo cumprimento desse compromisso”, disse.

Segundo Okamura, dentre os assuntos prioritários a serem tratados pelo conselho estão a criação de um fundo estadual para o setor, a implantação de câmaras temáticas e a definição de ações visando a melhoria da infraestrutura de turismo em Mato Grosso.

“Essas ações serão fundamentais para a promoção e divulgação do turismo no estado. A criação do conselho foi o primeiro passo, mas ainda teremos muito trabalho pela frente”, observou.

O secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, disse que a criação do conselho vai mudar o status do turismo no estado. “A partir de hoje poderemos traçar metas e fazer planejamentos a médio e longo prazo”, acrescentou.

O governador Pedro Taques destacou o compromisso com o turismo e apresentou algumas das ações desenvolvidas durante a sua gestão com o objetivo de fortalecer o setor, como a apresentação das potencialidades do estado em vários países, a realização de campanhas de publicidade em aeroportos brasileiros e a parceria com empresas de aviação para divulgação de material publicitário destacando as belezas do estado. “O nosso governo acredita nesse setor”, afirmou.

Cedtur

O Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo foi criado pela Assembleia Legislativa por meio da lei 10.396, de abril de 2016 e tem a função de propor ações e subsídios para as políticas públicas de desenvolvimento do turismo.

A composição do conselho conta com 20 conselheiros, sendo 10 representantes do Poder Público e 10 representantes da Sociedade Civil Organizada, nomeados com seus respectivos suplentes.

O conselho tem como principais atribuições estimular a promoção e divulgação do potencial e destinos turísticos do Estado de Mato Grosso em âmbito nacional e internacional; auxiliar, estimular, promover as ações públicas ou privadas para o desenvolvimento do turismo no Estado e promover a interação e integração entre o Poder Público, a Sociedade Civil Organizada e a população mato-grossense.

 

  Últimas

12/08/2017 - 16h47
Várzea-grandenses aproveitam o sábado para negociar débitos com Prefeitura de Várzea Grande
12/08/2017 - 16h47
Mais de 150 servidores participaram da Reunião Rosa no Palácio Alencastro
12/08/2017 - 16h47
Tribunal de Justiça cobra governo atrasos no repasse do Duodécimo
12/08/2017 - 16h47
Debate sobre Plano de Educação foi iniciado
12/08/2017 - 16h47
Prefeito e população comemoram repasses de R$ 82 milhões para novo Pronto Socorro
© 2011 - Todos os direitos resevados a News Cuiabá
Fale conosco: contato@newscuiaba.com.br
JobDigital